NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma decisão do STJ que nos favorece

Construtora não pode cobrar juros em parcelas de imóvel ainda na planta, diz STJ

As construtoras não podem cobrar juros de parcelas do imóvel adquirido ainda na planta. A decisão, por unanimidade, é dos ministros da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e está em consonância com o Código de Defesa do Consumidor, que considera nulas as cláusulas abusivas.

Segundo o relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, durante a obra é a construtora que lança mão do dinheiro do comprador sem que ele possa sequer usar o imóvel, o que torna a cobrança de juros “descabida”. O ministro ainda lembrou que todos os custos da obra – inclusive de financiamento realizado pela construtora – devem estar embutidos no preço do imóvel.

No caso analisado pelos ministros, uma consumidora da Paraíba foi obrigada por contrato a pagar juros de 1% ao mês sobre parcelas anteriores ao recebimento do imóvel. Ela entrou na Justiça pedindo a revisão do contrato e a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente, ganhando em todas as instâncias. A construtora recorreu ao STJ, sem sucesso.

Fonte: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=99042

3 comentários:

  1. Cris linkei teu blog no meu ... peço a gentileza de nos linkar tbm.

    ResponderExcluir
  2. Leiam a matéria:

    http://noticias.r7.com/economia/noticias/seis-empresas-assumem-compromisso-com-procon-sp-para-reduzir-numero-de-queixas-20100609.html

    Atenção para o último parágrafo:

    "No entanto, 13 companhias não aceitaram subscrever o compromisso com o Procon-SP: B2W (rede varejista que controla as lojas virtuais Americanas.com e Submarino), Banco Panamericano, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Claro, Construtora Tenda, Embratel, LG, Marabraz (comércio varejista), Microcamp (cursos livres), Nokia, Samsung e Sony Ericsson. O diretor do Procon-SP lamentou o posicionamento dessas corporações.

    - Só resta lamentar e convidar a refletirem sobre sua postura."

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cris! Acho que você vai gostar do Twitter que criei: https://twitter.com/compreinatenda Dá uma olhadinha e, se puder, divulgue também. Abraços!

    ResponderExcluir