Construtora não pode cobrar juros em parcelas de imóvel ainda na planta, diz STJ
As construtoras não podem cobrar juros de parcelas do imóvel adquirido ainda na planta. A decisão, por unanimidade, é dos ministros da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e está em consonância com o Código de Defesa do Consumidor, que considera nulas as cláusulas abusivas.
Segundo o relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, durante a obra é a construtora que lança mão do dinheiro do comprador sem que ele possa sequer usar o imóvel, o que torna a cobrança de juros “descabida”. O ministro ainda lembrou que todos os custos da obra – inclusive de financiamento realizado pela construtora – devem estar embutidos no preço do imóvel.
No caso analisado pelos ministros, uma consumidora da Paraíba foi obrigada por contrato a pagar juros de 1% ao mês sobre parcelas anteriores ao recebimento do imóvel. Ela entrou na Justiça pedindo a revisão do contrato e a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente, ganhando em todas as instâncias. A construtora recorreu ao STJ, sem sucesso.
Fonte: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=99042
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cris linkei teu blog no meu ... peço a gentileza de nos linkar tbm.
ResponderExcluirLeiam a matéria:
ResponderExcluirhttp://noticias.r7.com/economia/noticias/seis-empresas-assumem-compromisso-com-procon-sp-para-reduzir-numero-de-queixas-20100609.html
Atenção para o último parágrafo:
"No entanto, 13 companhias não aceitaram subscrever o compromisso com o Procon-SP: B2W (rede varejista que controla as lojas virtuais Americanas.com e Submarino), Banco Panamericano, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Claro, Construtora Tenda, Embratel, LG, Marabraz (comércio varejista), Microcamp (cursos livres), Nokia, Samsung e Sony Ericsson. O diretor do Procon-SP lamentou o posicionamento dessas corporações.
- Só resta lamentar e convidar a refletirem sobre sua postura."
Oi, Cris! Acho que você vai gostar do Twitter que criei: https://twitter.com/compreinatenda Dá uma olhadinha e, se puder, divulgue também. Abraços!
ResponderExcluir