NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ação - Juizado Especial Cível (Pequenas Causas)

Mateus P., leitor do Blog me escreveu esta semana para informar que ganhou uma Ação contra a Tenda no Juizado de Pequenas Causas.

O caso dele foi o seguinte: ele desfez o negócio com a Tenda que comprometeu-se a devolver em 90 dias, 70% do valor que ele havia investido. O que não ocorreu.

"Quando completou 90 dias e nada...eu escrevi o processo de 6 páginas e fui no fórum. No dia audiência eles não estavam lá e nos 10 dias que eles tinham pra recorrer eles não foram atrás, então a juíza condenou eles."

A Tenda foi obrigada a pagar R$9.100,00 (total investido) + R$2.200,00 (danos morais) + R$1.500,00 (juros e correção monetária).

Em tempo, o dinheiro já foi depositado pela Tenda e o Mateus aguarda apenas o alvará do juiz para resgatar o dinheiro.

Agradeço ao Mateus por compartilhar o seu final feliz e nos dá um pouco de esperança. Parabéns por ser um ex-cliente Tenda!

Pessoal, se podemos acreditar na justiça, temos que começar a nos mexer hoje mesmo.  Pelo relato do nosso companheiro, podemos observar o quanto esta empresa está uma bagunça, eles se quer estão se defendendo.

Explicarei abaixo como abrir uma ação no Juízado Especial Cível (Pequenas Causas)
 
Ação - Pequenas Causas - Como mover
  1. O atendimento e os serviços prestados pelo Juízado Especial Cível são totalmente gratuitos.
  2. O valor do prejuízo (pedido na ação) não pode ultrapassar 40 salários mínimos = R$ 20.400,00

Há necessidade de advogado?
Até 20 salários mínimos (R$ 10.200,00), a contratação do advogado é opcional. Se a ação ultrapassar esse valor, a atuação do advogado é obrigatória, ou seja, é requisito obrigatório para ingressar com a reclamação.

Como proceder?
Para iniciar um processo, a pessoa que sofreu o prejuízo deve apresentar um pedido (oral ou por escrito) na secretaria do Juizado Especial Cível. O atendente irá redigir o pedido de ação para dar entrada ao processo.

O que levar?
Não esqueça de levar RG e CPF, além de todos os documentos que caracterizem alguma prova do dano sofrido, como notas fiscais, cartas, fotos. Se achar necessário, o reclamante também poderá indicar testemunhas (no máximo três) para depor a seu favor. Leve também o endereço de cada uma das testemunhas para que a intimação possa ser efetuada.
Registre o pedido e entregue os documentos. A secretaria marcará a audiência de conciliação e julgamento no prazo de 15 dias.

Audiência
No dia da audiência, procure chegar com meia hora de antecedência, fique atento pois o atraso acarretará a extinção do processo. Atenção também para o traje. Não é recomendável o comparecimento ao juizado com roupas esportivas ou chinelos.

CLIQUE AQUI e veja os endereços dos juízados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Perceberam que para receber até 10.200,00 não é preciso pagar advogado? Você mesmo pode buscar os seus direitos. Inspire-se no caso do Mateus e BOA SORTE!

4 comentários:

  1. Boa notícia! Minha namorada está querendo processar a Tenda, mas o prejuízo é na casa de R$30.000,00. Qual seria a melhor condunção?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos. Parabéns para o Mateus que tudo correu bem. Ocorre, que sou advogada e particularmente não gosta de ajuizar ações no Juizado Especial, tendo em vista que caso por algum motivo o Juiz não dê ganho de causa ou dê parcial, será necessário interpor recurso para 2a Instância, chamado Colégio Recursal, sendo que na maioria das vezes o próprio Juíz mais alguns outros vão julgar o processo, ou seja como ele irá contra sua própria decisão?? Já no caso dos Fóruns Civeis Comuns, haverá uma sentença, sempre os valores de indenizações são maiores do que no Juízado, e o principal é que para se fazer prova do que ocorreu no empreendimento por exemplo, terá que fazer perícia por engenheiro, já no Juízado fica limitado, caso o Juíz não de ganho de causa ou dê parcial poderá recorrer para o Tribunal de Justiça e até para o STJ em Brasília. Já obtive diversos ganhos de causa para receber de volta o que foi pago em média 90% (já que os Juízes entendem que a empresa teve custos com a propagrando apesar de enganosa), acrescidos de dano moral, juros e correção do valor desde a data de cada pagamento.
    Com relação ao vlor d causa, mesmo que se diga a princípio que não necessitará de advogado, será apenas na primeira audiência de conciliação, caso não haja acordo, a ré apresentará defesa e o autor terá que se manifestarsobre os documentos, como ele não é advogado ficará prejudicada. Como ações contra construtorassão certeza de causa ganha não custa contatar um bomprofissional para bem representá-los. Mas tomem cuidado com algumas "associações de mutuários", são outras arapucas, pois já vi pessoas perderem o imóvel por falta de profissionalismo e zelo por parte deles nos processos. Eles cobram "baratinho" em torno de R$ 30,00, R$ 50,00 por mês, mas como dizia minha avó o barato sempre sai caro. Cuidado.
    Não percam tempo com telefonemas, emails, etc; atrasou no prazo, ajuizem uma ação assim o Juíz, dependendo do caso, obriga a empresa aentregar as chaves, ou o apartamento sob pena de pagamento de multa diária, vocês precisam ver como funciona. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  3. ola boa noite me clamo clayton mel te e 21 78010499
    comprei a 4 meses atras no dia 02 de outubro de 2010
    uma casa em belford roxo pela construtora tenda

    local residencial nova guanabara quadra 06
    casa 0244 - 32
    casa terreo 2 quartos c/area privada
    situada na rua joaquim da costa lima 10101 wona belford roxo

    reclamação
    a casa ja esta pronta a 3 meses
    nunca ninguem me ligou para fazer a vistoria no local
    e tambem muito menos a assinatura do financiamento perante a caixa economica federal

    ja liguei para tenda e eles muitas vezes jogam a culpa na caixa economica
    ligo para a caixa o responsavel diz que a tenda possui debito com a caixa e não poderar assinar
    nenhum contrato

    tenho ja 4 solicitações com a tenda vistoria e financiamento n. protocolo 529284/529285/77208/77209 tenho nome das pessoas que me atenderam pela tenda, gravação de conversas e tel 0800 771 0122 ou 3541 9000 nome cristiane e marcos


    finalização vou esperar ate fevereiro data prevista hoje pela atendente geovana para vistoria e financiamento 17/01/11 casa não estiver ja em andamento com a minha casa ja pronta a 3 meses
    sei que ja a mais de 60 moradores la muitos são meus amigos, ja pedi para ver a minha casa la dentro tenho fotos a casa esta perfeita e não tenho respostas corretas.

    casa isso não vir em fevereiro irei entrar com um processo na justiça
    pois comprei minha casa ja pronta a mais de 4 meses dei a entrada e ninguem nunca me ligou para vistoriar e financiar irei entrar com 3 processos alem de ir a um programa de televisão chamada
    TV GLOBO espero resolver com bastante tranquilidade obrigado e otima noite

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Adquiri um imovel com a construtora TENDA em Goiânia, no Residencial Atibaia, e estou muito insatisfeita em ser cliente da Tenda, pois compramos a casa e mudamos em janeiro de 2010, o condominio ja entrou com ação contra a tenda por dizer que o condominio seria murado e não foi, apenas uma cerca. Outros pediram a troca do telhado pois a tenda entregou as casas com telha americana e acabou trocando várias casas para telha plan pois o nível de goteiras e enorme. um dia cheguei em casa e o forro de PVC tinha caído no chão sujou todas minhas paredes, terra para todo lado levei um susto. Entrei em contato com a tenda em 15/10/2010 e abri um protocolo 408100 de assistência técnica me deram um prazo de 15 dias, sinceramente em janeiro fez 3 meses que não tenho retorno, fui ao procon e até agora não tenho solução. tenho numero de protocolo, fotos da casa o que devo fazer, no procon me disseram que se a tenda não retornasse eu tinha que ir no juizado.

    ResponderExcluir