NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A reunião do Condomínio Reserva dos Pássaros

Seguem notícias da reunião do comprador Paulo Lourenço do condomínio "Reserva dos Pássaros" com a funcionária Diane da Tenda (Loja Sé) em 14 de Agosto.

"Somente o comprador que efetuou o agendamento pôde subir até o 4º andar e se encarregou de apanhar informações sobre todos os blocos. Reunimos cerca de 15 pessoas, entre compradores, conjugês e filhos. Tivemos uma recepção no estilo Tenda: arrogância, descaso e polícia... Não tivemos um resultado positivo, mas agora pelo menos eles tomaram conhecimento de que estamos nos unindo." Sheila Barbosa - Compradora Bloco 3

Resumo das situações dos blocos:

Bloco 1 - Chaves entregues.
Esta obra era de uma outra construtora que quebrou. Ela construiu apenas a torre 1 e a Tenda assumiu o projeto, se comprometendo a assumir a construção das outras 5 torres. A torre 1 já está pronta há muito tempo, não há problemas com ela, há matrículas individualizadas e já está toda ocupada.

Blocos 2 e 3 - Obra paralisada.
A construção destes blocos não está concluída. Pior, está paralisada há 2 meses, pois a Tenda também está revendo o contrato com a APIS Engenharia.
Aplica-se a mesma questão dos demais blocos, ou seja, ao invés da Tenda fazer um trabalho pro-ativo, de já fazer as mesmas melhorias que fará no Bloco 4, eles não vão fazer nada por enquanto, irão contar com a sorte para que o engenheiro da Caixa não exija as mesmas melhorias que solicitou para o bloco 4, principalmente, para colocar revestimento por completo na cozinha e banheiro.
Previsão de entrega: Não há (talvez somente em 2013, já que a última unidade vendida deste bloco tem prazo de entrega em contrato para esse ano).

Bloco 4 - Obra finalizada e reprovada pelos Eng. da Caixa Ecnômica Federal.
Este bloco está com a construção pronta, e possui habite-se e matrícula, porém a Caixa Econômica não aprovou o prédio, recomendou, principalmente, que seja colocado revestimento por completo na cozinha e banheiro; demarcação das vagas de estacionamento; escoamento da água da chuva na parte externa, dentre outros, talvez, que não me foi passado.
Para fazer tais melhorias a Tenda precisa rever o contrato com a APIS Engenharia. Desde janeiro de 2010 o contrato está sendo renegociado, e até agora nenhuma solução. A previsão é de que até setembro de 2010 o contrato seja regularizado, só a partir disto é que a APIS Engenharia começará a fazer as melhorias que a Caixa exigiu.
Previsão de entrega: Dezembro de 2010

Bloco 5 - Obra finalizada com habite-se, mas sem matrículas.
Este bloco está com a construção pronta, possui apenas habite-se, as matrículas estão pendentes, pois a Tenda precisa apresentar a guia de recolhimento de alguns tributos, bem como algumas certidões. Não há previsão para obtenção das matrículas.
Além disto, o problema é que, ao invés da Tenda fazer um trabalho pro-ativo, de já fazer as mesmas melhorias que fará no Bloco 4, eles não vão fazer nada por enquanto, irão contar com a sorte para que o engenheiro da Caixa não exija as mesmas melhorias que solicitou para o bloco 4, principalmente, para colocar revestimento por completo na cozinha e banheiro.Previsão de entrega da
Previsão de Entrega: Não há (talvez em junho de 2011, ou dezembro de 2011, caso a Caixa exija melhorias)

Bloco 6 - Obra finalizada, porém não possui habite-se e matrículas.
Este bloco está com a construção pronta, não possui habite-se, tampouco matrículas. A Tenda tentará obter habite-se e matrículas, apenas depois que conseguir regularizar as pendências para obtenção das matrículas do Bloco 5.
Aplica-se a mesma questão do Bloco 5, ou seja, ao invés da Tenda fazer um trabalho pro-ativo, de já fazer as mesmas melhorias que fará no Bloco 4, eles não vão fazer nada por enquanto, irão contar com a sorte para que o engenheiro da Caixa não exija as mesmas melhorias que solicitou para o bloco 4, principalmente, para colocar revestimento por completo na cozinha e banheiro.
Previsão de entrega: Não há (talvez em junho de 2011, ou até junho de 2012 caso a Caixa exija melhorias).

SEGUNDO A FUNCIONÁRIA DIANE, ATÉ SETEMBRO DE 2010 TODOS OS COMPRADORES DO CONDOMÍNIO RESERVA DOS PÁSSAROS RECEBERÃO UM INFORMATIVO DESCREVENDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O EMPREENDIMENTO, E QUAIS SERÃO OS PRAZOS DE ENTREGA DE CADA BLOCO, COMO SEMPRE, APENAS PREVISÃO, NADA DE CONCRETO.

Mais informações: Paulo Cézar Lourenço - paulo.cezare@uol.com.br / Sheila Barbosa - sheila.barbosa@diadema.sp.gov.br

3 comentários:

  1. Olá Cris, me solidarizo com o que vc está passando, pois estamos eu e mais 10 PROPRIOS OTÁRIOS ( pois não é como proprietários que somos tratados)unindo forças pra desmascarar a Trisul/SA, que já conta com atraso de 10 meses, sem previsão de entrega, fora outras coisas cabeludas que tem atras do residencial. Gostaria de saber como seu caso chegou na mídia, se vc tem contato e pode indicar nosso caso a eles, para mais uma denuncia. Não aguentamos mais, achei seu blog o maximo parabéns. Por favor ajude-nos

    Wanessamotta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelas informacoes , moro em Londres , e comprei um ap no bloco 6 em abril de 2008 , fui informado que seria entregue em setembro de 2009, ate agora estou esperando , ligo la e eles dizen que pra ligar na matriz un tel que nunca funciona , fico sem saber o que esta acontecendo , penssando que tomei um golpe da tenda , nao sei mais o que fazer sinceramente esta cituacao eh ridicula .

    ResponderExcluir
  3. Tenho um dos apartamentos na reserva dos passaros em Itaquera, alguem ja tem alguma previsão sobre as entregas? E voces sabem que caso voces tenham algum debito com a Tenda ele não podem de forma alguma cobrar juros???

    ResponderExcluir