NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Futura Vizinha do FIT BOTÂNICO Reclama no Jornal Agora

Matéria publicada ontem no Jornal Agora São Paulo.
  
Entrega de imóvel atrasa 7 meses   
Joyce Carla do Agora

A advogada Vanessa Borges Nasuk, 27 anos, do Jabaquara (zona sul), afirma que comprou um apartamento da Tenda no empreendimento FIT Jardim Botânico em abril de 2009, mas não conseguiu se mudar até hoje.

A leitora conta que a entrega do imóvel estava marcada para setembro do ano passado, mas, com a prorrogação do prazo --prevista em contrato--, a data-limite seria fevereiro deste ano.

"Quando comprei o apartamento, as quatro torres estavam erguidas e as unidades já tinham até janelas. Marquei meu casamento para o dia 27 de fevereiro porque pensei que a entrega não atrasaria mais que isso. Hoje, vejo que me enganei."

Segundo Vanessa, a construtora não cumpre os prazos que dá para a entrega das chaves. "Estou nas mãos da Tenda. A empresa sabe os transtornos que está me causando e nem assim se dispõe a resolver a situação de uma vez. Quero o meu apartamento", diz a leitora.

A advogada afirma que está morando com o marido na casa de sua avó. "Eu não desmarquei o casamento porque teria que arcar com multas contratuais. Estou há sete meses vivendo em um único cômodo, dividindo uma cama de solteiro com o meu marido. Os meus presentes de casamento estão amontoados em um quarto, perdendo a garantia", queixa-se.

De acordo com Vanessa, a construtora sempre pede mais prazos, mas nunca os cumpre. "Por conta desse descaso da Tenda, ainda não pude aproveitar a minha vida de casada. Espero que ninguém tenha que passar pelo que eu estou passando."

RESPOSTA DA CONSTRUTORA

A Tenda informa que o empreendimento FIT Jardim Botânico está em processo de individualização de matrículas, que deverá ser concluído no início do mês que vem.

Segundo a construtora, os clientes estão sendo convocados para tratar do financiamento.

A Tenda afirma ainda que, após essa etapa, será realizada a assembleia de instalação do condomínio. Com isso, a previsão é que a chaves sejam entregues no final de outubro.

Esta compradora é da Fase II, por isto a diferença do meu prazo de entrega.

A verdade é que não tem nada resolvido. Nós continuamos sem receber as chaves do apartamento apesar de todos os pesares.

Fonte: http://www.agora.uol.com.br/defesadocidadao/ult10108u806182.shtml




quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma decisão do STJ que nos favorece

Construtora não pode cobrar juros em parcelas de imóvel ainda na planta, diz STJ

As construtoras não podem cobrar juros de parcelas do imóvel adquirido ainda na planta. A decisão, por unanimidade, é dos ministros da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e está em consonância com o Código de Defesa do Consumidor, que considera nulas as cláusulas abusivas.

Segundo o relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, durante a obra é a construtora que lança mão do dinheiro do comprador sem que ele possa sequer usar o imóvel, o que torna a cobrança de juros “descabida”. O ministro ainda lembrou que todos os custos da obra – inclusive de financiamento realizado pela construtora – devem estar embutidos no preço do imóvel.

No caso analisado pelos ministros, uma consumidora da Paraíba foi obrigada por contrato a pagar juros de 1% ao mês sobre parcelas anteriores ao recebimento do imóvel. Ela entrou na Justiça pedindo a revisão do contrato e a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente, ganhando em todas as instâncias. A construtora recorreu ao STJ, sem sucesso.

Fonte: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=99042

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itaúna Life - São Gonçalo - RJ

Mais um empreendimento da TENDA/GAFISA que está pronto mas NADA dos compradores receberem as suas chaves.

Vejam o depoimento do Bento, infeliz cliente da TENDA.

"O final da obra era em Outubro de 2009, mas até agora nunca entregaram, nem passaram uma posição para nós."

"... já esqueci a quantidade de vezes que ligo por dia procurando uma informação e ninguém sabe de nada, quando atende a ligação, que é uma raridade."

"...desmarquei meu casamento duas vezes, na terceira tive que casar. "

 Assim como os outros empreendimentos mostrados aqui, o Itaúna Life também está sofrendo deterioração. Vejam:









O Bento desabafou a sua indignação com as propagandas enganosas que a TENDA e a GAFISA fazem nos meios de comunicação.

O Blog TENDA TÔ FORA existe justamente para DESMASCARAR estas duas empresas pilantras, mostrando a opinão dos clientes sobre o produto e o atendimento entregue por elas, que são BEM DIFERENTES DO QUE ELES DIZEM EM SUAS PROPAGANDAS.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A luta do Residencial Ferrara (Poá)

Os compradores do Residencial Ferrara (Poá) se reunirão no dia 26 de setembro, às 10 horas em frente ao condomínio para novas deliberações da luta pela entrega de seus imóveis.

Mais informações:
Anderson - (11) 9422-2240


O pequeno grupo que já se uniu, conseguiu um espaço na TV Record para denunciar o drama que estão vivendo. Na semana passada foi gravada uma matéria sobre o atraso deste Residencial.

Fiquem atentos a programação da Record, a reportagem irá ao ar entre os dias 16 e 21/09 no Programa SP no Ar do Faccioli.

Vejam a seguir as fotos do abandono do Residencial Ferrara.

Mofo e lodo



Unidade alagada


Parede da Sala


Mato na cozinha

Material largado no tempo

Tubos abandonados

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dia do Cliente ou dia de sofrer mais danos morais e materiais?

O meu dia do cliente começou com uma ligação da TENDA. Podia ter começado pior????
Era a funcionária designada a montar a pasta de documentos para o financiamento.

Ela ligou, basicamente, para me informar que terei que refazer todo o processo (que fiz em dez/2009) de requisição de financiamento com a CEF. Na ocasião, gastei cerca de 500 reais com as tarifas de consulta cobradas pela Caixa, fui obrigada abrir uma conta corrente que não desejava e fazer um título de capitalização. Tudo isso para obter a carta de crédito.

Respondi a ela que a entrega do meu apto está atrasada em 15 meses e que corri atrás do financiamento em dezembro de 2009 porque a Tenda havia me enviado uma carta dizendo que entregaria o apto naquele mesmo mês.

Enfim, exigi um tratamento diferenciado para o meu caso, disse que não poderia mais ser prejudicada pela TENDA. É um absurdo receber este tipo de tratamento.

Estou sofrendo danos materiais e morais por conta deste atraso e a TENDA ainda se acha no direito de impor a sua vontade acima dos meus direitos e interesses.
Então a representante da TENDA disse que passaria meu caso para a coordenadora e retornaria a ligação.

O retorno da TENDA foi o seguinte: você pode aproveitar a documentação que você entregou e a sua carta de crédito, porém será necessário solicitar a documentação do vendedor no SAT e este processo demorará de 3 a 4 meses, ao passo que se for feito através da Tenda, dentro de ± 30 dias você assinará o seu contrato.

Ã?

Quer dizer que eu fiz tudo dentro dos prazos, tenho crédito e o meu financiamento demorará mais do que os dos demais???

A baixaria é tão grande que se não fosse comigo e alguém me contasse, eu custaria a acreditar.

Como uma empresa pode ser tão desorganizada e mal administrada??? Não há qualquer Plano de Ação para situações de crise. Ela simplesmente ignora totalmente este movimento que clientes no país inteiro esta fazendo contra ela.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Blog TENDA TÔ FORA no Jornal Visão Oeste

Semana passada dei uma entrevista sobre este BLOG para o Jornal Visão Oeste, que circula em Osasco, Taboão e Região.

Vejam:

Entrevista publicada no site do Jornal. Clique na imagem para ampliar.

O jornal fez uma reportagem sobre o caso do Fit Residencial Taboão:

Reportagem publicada no Jornal impresso. Clique na imagem para ampliar.
O blog e o meu caso também foram citados na matéria do jornal impresso:

O Blog Tenda Tô Fora e o meu caso também foram citados na matéria impressa. Clique na imagem para ampliar. 

Veja a matéria na íntegra AQUI.

Agradeço a atenção do jornalista Leandro Conceição e o espaço cedido pelo Jornal Visão Oeste para denunciar este abuso por parte das CONSTRUTORAS TENDA E GAFISA.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reclamação no Estadão

Construtora promete imóvel há 1 ano e meio


Os noivos Fabio Santos, de 34 anos, e Aliny, de 32, estavam com tudo planejado quando, em 2008, compraram o apartamento em que pretendiam viver após o casamento. A cerimônia foi marcada para outubro de 2009, sete meses após o fim da obras. Mas a entrega do Residencial Fit, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, atrasou e a vida do casal - como de centenas de famílias - virou de pernas para o ar.

Com 19 torres e 380 apartamentos, as obras do empreendimento da construtora Tenda seriam concluídas em março de 2009, mas isso só ocorreu no começo deste ano. Depois foi a documentação que emperrou e, mesmo com tudo pronto, as chaves não foram entregues.

Aliny e Fabio tiveram de improvisar. 'Já morei na casa da minha sogra por alguns meses, depois tivemos de alugar um apartamento', diz a manicure. 'Estamos pagando R$ 950 por mês de aluguel, mesmo com nosso apartamento prontinho.'

Os compradores se preparam para protocolar denúncia no Ministério Público. Na terça, eles fizeram protesto na Câmara.

A empregada doméstica Maria Aliene Porto, de 32 anos, comprou uma unidade em 2008. Confiou no prazo e entregou o apartamento em que morava de aluguel. Há mais de uma ano ela mora de favor na casa dos patrões.

Em nota, a Tenda informou que o motivo dos atrasos foi 'falta de material e de mão de obra de qualidade'. O Habite-se só saiu em abril. O terreno era de interesse social, mas a obra não oferecia as unidades para famílias de baixa renda, como exigido pela prefeitura. A construtora só conseguiu a liberação depois de construir os apartamentos populares em outro empreendimento. A entrega é prometida para outubro. Maria duvida. 'Já adiaram a entrega várias vezes e não nos dão satisfação.'

Fonte: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=25430154&vv=800

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Residencial Villa Park - 3 anos de atraso

História enviada pelo comprador Ronaldo de Melo que aguarda seu imóvel desde Julho/2007.

O Residencial Villa Park está localizado no Parque do Carmo em São Paulo e foi personagem da matéria do SPTV que mostrei AQUI.



Apesar do atraso de 3 anos e da obra está concluída desde o início de 2009, a TENDA/GAFISA informou ao cliente que as chaves somente serão entregues em Janeiro/2011.



Esclarecemos que as obras do Residencial Villa Park estão em fase de conclusão, o Habite-se está previsto para outubro/2010 e as matriculas individualizadas tem previsão para dezembro/2010.
Desta forma, concluímos que a entrega das chaves está prevista para Janeiro/2011. (TENDA/GAFISA)




A situação do empreendimento é de total abandono. Os compradores observam a depreciação do seu bem sem poder usufruir do mesmo.


O empreendimento que já está pronto esta largado com apenas um vigia e um cachorro...neste período foi trocado de Engenheiro umas 4 vezes,  já invadiram para roubar os extintores e , pasmem, o teto de um dos apartamentos desabou devido a infiltração. Ronaldo






 








O tratamento que o Ronaldo recebe é aquele nosso velho conhecido padrão de atendimento TENDA: mentiras, respostas vazias, silêncio, promessas não cumpridas, desrespeito.

O Residencial Villa Park possui 15 blocos no total. Podem imaginar quantas famílias estão sendo prejudicadas em um único empreendimento da Tenda??

O cliente Ronaldo se casou em dezembro de 2008 (depois de 1 ano e meio de atraso) e desde então mora de aluguel porque não recebeu as chaves do seu imóvel que deveriam ter sido entregues em Julho de 2007. Um absurdo!

Convocamos os compradores do Villa Park a se unirem pelos seus direitos.

É visível que a TENDA/GAFISA está em um poço sem fundo. Será que não há nenhuma empresa sólida interessada em finalizar a documentação destes empreendimentos que estão prontos??? Porque, ao meu ver, ao fazer o financiamento, entrará um bom dinheiro em caixa.