NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sobre a reportagem no SPTV

A reportagem que eu informei que o SPTV estava fazendo, ainda não foi ao ar.

Esta semana a editora de reportagem da Globo entrou em contato comigo para informar que eles estão aguardando o retorno de viagem de um advogado especialista que irá comentar o assunto.

Qualquer novidade informo vocês.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vale a pena reforçar

Alguns assuntos que já falei aqui, mas que valem a pena serem reforçados.

1) Vencimento do prazo de entrega (perdi as contas de qual número é este)
Faltam 3 dias para entrarmos no mês de Agosto e não há nenhum vago sinal de que receberemos o nosso apartamento conforme o último prazo informado em carta pela TENDA. Certamente mais um prazo fictício e mentiroso nos será dado em breve. ATÉ QUANDO???!

2) Reclame da TENDA no PROCON
O Procon é o órgão oficial de Defesa do Consumidor. É de extrema importância que todos aqueles que estão sendo lesados pela CONSTRUTORA TENDA / GAFISA registrem a sua reclamação nesta entidade.
Por que? Porque é através dessas reclamações oficiais que a nossa causa chegará ao poder público e este poderá intervir para que a TENDA deixe de enganar as pessoas.
Em São Paulo, o Procon funciona nos postos do Poupa Tempo com atendimento ao público de segunda à sábado, em horário estendido - das 7 às 19 horas e sábado, das 7 às 13 horas.
Mais informações: http://www.procon.sp.gov.br/
Não pode ir? Basta preecher uma procuração simples em formulário disponibilizado pelo próprio Procon autorizado qualquer pessoa a fazer a reclamação por você.
Veja AQUI mais detalhes no post que falei apenas sobre isto.

3) Site Reclame Aqui
Se você está pensando em comprar um imóvel da TEDAN, Visite www.reclameaqui.com.br e veja o número de reclamações que é registrado contra a CONSTRUTORA TENDA por lá.

Se você é MAIS UM prejudicado pela TENDA, entro no site do Reclame Aqui e registre o seu problema lá. Será um importante alerta para que outras pessoas não sejam enganadas como nós fomos.

Abraço!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Desfazendo negócio com a TENDA / GAFISA

Reproduzo a seguir a reclamação de uma cliente da Tenda, feita através do site "Reclame Aqui".

Fiquem atentos: o seu problema com a TENDA pode não acabar mesmo após a assinatura do Distrato.

"Venho aqui relatar a minha indignação pela CONSTRUTORA TENDA.

Em maio de 2009 comprei um imóvel pela TENDA, dando uma entrada de R$ 9000,00. O vendedor Ricardo Samir me garantiu a entrega do empreendimento Reserva Dos Pássaros para Julho de 2009.

Pois bem, até hoje, por diversos motivos esse empreendimento não foi entregue. Cansada de tanto esperar eu fui a sede da TENDA na Sé e cancelei o meu contrato após muita briga pois eles acham que estão certos.

Eu acordei receber o valor com 30% a menos (uma vergonha pois eles que quebraram o contrato) e em 4 parcelas (mais uma vergonha pois a TENDA se diz tão certa e na verdade não tem dinheiro para pagar as pessoas).

Aguardei o prazo de 60 dias ainda para receber a primeira parcela e para minha surpresa quando fui receber no Banco Itaú com a ordem de pagamento emitida por eles, não tinha dinheiro lá.

Pois bem voltei a sede na Sé e para minha surpresa me disseram que foi um problema de sistema. E o que eu tenho a ver com isso??? NADA!

Fiquei plantada lá até as 19h, chamaram a segurança, a polícia e o advogado ainda nos agradiu verbalmente, dizendo que era invasão. Mas que eu saiba, eu entrei em horário comercial na empresa, resumindo eles não tem dinheiro para pagar R$ 6400,00.

Olha a vergonha e fazem propaganda em todos os lugares!!!

Fui a delegacia e fiz um B.O. de estelionato pois é muito bem o que eles são. Estou entrando com ação por assédio moral, danos morais...

Gostaria de orientar a todos vocês que nunca invistam seu dinheiro suado nessa empresa pois eles são estelionatários e sem vergonhas, e sabem o que me dizem quando levo meu problema a eles ... Que eu procure meus direitos!

Pode demorar 100 anos mais eu receberei 10 vezes o valor do imóvel que comprei... aaahh como receberei..."

Tatiana Baptista.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A palavra do Cartório sobre as tais matrículas individuais

Esta semana, eu e a colega Magali entramos em contato com o cartório para verificar o tal processo de individualização de matrículas que a TENDA diz estar fazendo.

Vejam a seguir que o Cartório afirma que não foi dado entrada em nenhum documentação.

Transcrição literal de e-mails trocados com o 14º Cartório de Registro de Imóveis.

Magali: "Peço por gentileza, seus esclarecimentos a respeito de Matricula, registro, averbação, quanto ao pedido de individualização da Construtora Tenda, do empreendimento Fit Jd. Botânico I"

Cartório 14RI: "A respectiva instituição de condomínio do empreendimento mencionado pela senhora ainda não foi prenotada neste Registro; se alguém insistir nisso, peça, por favor, o número do protocolo do título"

Cristina (para confirmar): "Gostaria de saber se um imóvel que está situado na Av. Ourives, 630 (Travessa Av. Cursino) - Pq Bristol - São Paulo - SP, deve ser matriculado no 14 cartório?"

Cartório 14RI: "Sim, o imóvel é da nossa circunscrição. O número da matrícula é 76426; há uma incorporação de condomínio registrada na matrícula porém não foi ainda averbada a construção do prédio, motivo pelo qual não consta, ainda, o número 630 na matrícula como sendo o número do prédio."

Cristina: "Agradeço o retorno, mas o que significa o construção do prédio não ter sido averbada? Eu sou compradora de um apto deste condomínio, Fit Jardim Botânico da Tenda, e estou aguardando a entrega que está há mais de 1 ano atrasada. Hoje o prédio está pronto e a Construtora informou que estão emitindo as matrículas individuais de cada unidade. Gostaria apenas de saber se é verdade, se este processo está realmente em andamento com vocês."

Cartório 14RI: "Em atenção ao email encaminhado nesta data, informamos que o significado da frase "a construção do prédio não foi averbada", é que a Incorporadora ainda não deu entrada na especificação de condomínio, nem no auto de conclusão (habite-se), portanto, a conclusão da obra ainda não foi regularizada neste Registro e consequentemente os apartamentos ainda não possuem a matrícula individualizada. Se a incorporadora lhe passou a informação de que o processo está neste Cartório, a mesma está equivocada."


Estamos mais uma vez sendo brindados com o JEITO TENDA DE ATENDER OS SEUS CLIENTES: mentiras, omissões, enrolação, descaso, desrespeito.


Eu já havia postado os dados aqui do Cartório, mas segue novamente, caso queiram conferir pessoalmente:


Fone: 3885-6891
E-mail: oficial@14ri.com.br
Endereço: Rua Jundiaí, 50 - 7º andar, Jardim Paulista
 

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O atraso do Residencial Salvador Dali (Osasco)

Resumo da Ópera informado pelo comprador Levi Damaceno
  • Entrega contratual em duas etapas: 30/05/2009 e 30/07/2009
  • Condomínio pronto desde Agosto/2009
  • São 100 apartamentos abandonados
  • O atraso é de 14 e 11 meses, respectivamente
  • A TENDA não dá nenhuma satisfação ao clientes (alguma novidade?)
  • Na Prefeitura existe uma restrição no Certificado de Conclusão da Obra (Habite-se): construiram algo no terreno onde a prefeitura avisou que não poderia edificar nada, fora que a planta que enviaram a prefeitura não está de acordo com a construção
  • No cartório de imóveis de Osasco existe o registro em nome da TENDA desde junho de 2009, de lá para cá, não movimentaram mais nenhuma averbação no registro.
O Levi está em contato com outros compradores para mover uma ação coletiva contra a TENDA. Se você também comprou uma unidade deste empreendimento, entre em contato com ele: levidamaceno@gmail.com

 Vejam as fotos:

Alguém aí dúvida de quem seja o pai dessa criança???



Churrasqueira pra que??? Se ninguém pode habitar o condomínio.


Os proprietários estão do lado de fora da grade!



Mais 100 famílias enganadas pela CONSTRUTORA TENDA, FILHOTE DA GAFISA!

Famílias que pagaram pelo sonho da casa própria, mas não receberam!

Famílias que investiram tudo o que possuíam para sair do aluguel, mas continuam sem teto.

Cadê a justiça??? Cadê o poder público?? Não tem ninguém que olhe por estes cidadãos de bem??? 

Não há um poder que dê um basta nesse roubo que a TENDA e GAFISA, unidas, estão fazendo??

MUITO CUIDADO! Estas empresas não prestam, mas continuam oferecendo seus produstos no mercado. NÃO CAIAM NAS MENTIRAS E PROMESSAS DELAS!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Entrevista para Revista Construção Mercado

No início deste mês, concedi uma entrevista para a Revista Construção e Mercado - Guia da Construção Civil.

A reportagem será capa da edição de agosto da Revista e tratará do uso, pelos clientes, das mídias sociais (blogs, orkut, twitter etc) para reclamar das construtoras, do atraso na entrega etc; e de como as empresas do mercado respondem a isto, se é que respondem.

Tema interessantíssimo, visto que o Blog Tenda Tô Fora foi criado para denunciar a minha conturbada experiência de ser cliente TENDA: desde o não cumprimento das cláusulas contratuais, passando pelas diversas mentiras, até o péssimo deserviço prestado pela área de atendimento ao cliente.

Felizmente a minha causa não tem sido em vão. Diariamente outras pessoas que passam pelo mesmo problema se unem a ela e vamos nos fortalecendo. Impossível mencionar quantas pessoas desisitiram de fazer negócio com a TENDA após ler os relatos do Blog, mas certamente foram muitas.

AGUARDEM! Assim que receber a Revista, prometo postar a matéria aqui.

Abraço,

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sobre NENHUMA novidade do Ap

Faço este post só para dizer que nem sinal do meu apto no Fit Jardim Botânico I.

Apesar de já ter se passado 2 meses desde a liberação da minha unidade para entrega, não recebi nenhum contato da Construtora com a intenção de fazer a entrega das chaves. Surpresa alguma. Eu realmente já esperava por isso.

Vale lembrar que o seu último contato(via carta) foi para informar que o apto seria entregue no mês de Agosto/2010. Veja (clique na imagem para ampliar):



Nesta mesma carta, eles informam que assinaríamos financiamento com o banco no mês de julho, mas até o momento não houve qualquer tratativa.

FALTAM 12 DIAS PARA O MÊS DE AGOSTO INICIAR. E AÍ TENDA???! CADÊ A ENTREGA DO FIT JARDIM BOTÂNICO I???

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Residencial Ferrara - Poá - 9 Meses de ATRASO

O comprador Márcio Melon do Residencial Ferrara de Poá entrou em contato com o BLOG TENDA TÔ FORA para denunciar seu caso.

O imóvel comprado por ele em Dez/2008, apesar de pronto desde Maio/2009, está com a entrega atrasada há 9 meses.

Além da espera, da falta de informação, o cliente está indignado porque o condomínio está abandonado, os imóveis estão se deteriorando sem ao menos terem sido habitados.

Ele desabafa:

"ATÉ QUANDO !!! ATÉ QUANDO!!!! CONTINUAMOS SEM SOLUÇÃO DO RESIDENCIAL FERRARA E O NÁPOLI EM POA-SP, SEM INFORMAÇÕES DESTA CONSTRUTORA, OS EMPREENDIMENTOS ABANDONADOS ENTREGUES AS BARATAS E DE TODA SORTE DE OUTROS BICHOS, MATAGAL POR TODOS OS LADOS..."

A falta de conservação e manutenção é visível nas fotos tiradas por ele. O mato está crescendo, a pintura já está suja e há rachaduras nas paredes.Vejam:

Alguma dúvida que essa lambança é da Tenda??







Quer saber o que a TENDA está fazendo em relação a isso tudo??? NADA! Ao cliente ela limita-se a informar que a Prefeitura não liberou o Habite-se, como se ela não tivesse nada a ver com isso, como se a culpa da não liberação fosse do órgão público.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Atraso das Construtoras no SPTV - 2ª Edição de HOJE

Olá! Boas novas:

Conseguimos um espaço na Rede Globo para denunciar os atrasos abusivos que estamos sofrendo. A matéria está sendo gravada agora e deve ser veiculada na edição de hoje (15/7) a noite, ou no máximo amanhã.

A TENDA será uma das Construtoras citadas na matéria. Assistam! 
O SPTV vai ao ar logo após a novela das 18h.

Mais um alerta para que outras pessoas que, assim como nós, estão sonhando com a casa própria, não sofram o que estamos sofrendo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais reclamação no Jornal Agora SP - 10 de Julho

Compradora reclama no Jornal Agora uma espera que já dura quase 5 anos!

10/07/2010
Imóvel pronto não é entregue

Joyce Carla
do Agora

A gerente Natália de Jesus Gonçalves, 25 anos, do Tatuapé (zona leste), conta que comprou, em 2005, um apartamento da Tenda e que a entrega do imóvel estava prevista para outubro de 2006. A leitora diz que, até hoje, está esperando para fazer sua mudança.

"É muito descaso com o cliente. O empreendimento já está pronto, mas a Tenda não entrega as minhas chaves. Estou adiando meu casamento porque não tenho apartamento", queixa-se.

Natália diz que investiu todo o seu dinheiro nesse imóvel. "Meu sonho da casa própria virou um pesadelo, que já se arrasta há quase cinco anos."

terça-feira, 13 de julho de 2010

A manifestação de SP e o exemplo de BH

No último sábado, dia 10 de julho, reunimos cerca de 20 compradores de diversos empreendimentos para protestar em frente a loja da TENDA no Centro.

Em resumo, precisamos nos organizar melhor para que estas manifestações realmente alcancem o efeito esperado.



Por hora, acredito que a nossa iniciativa serviu de alerta para que os funcionários do atendimento percebam que não estamos para brincadeiras, estou certa que no mínimo isto foi reportado aos superiores.

A loja estava bem vazia, o movimento maior mesmo era no SAT, recebendo pessoas com reclamações como a nossa. A saber, o SAT está sim funcionando.

O saldo positivo foi que, ao interceptar pessoas interessadas na compra na entrada da loja, conseguimos fazer com que 3 famílias desistissem da Tenda. Ponto para nós.



Também fiquei satisfeita de conhecer pessoalmente vários seguidores do Blog aqui. Sinto que o meu trabalho aqui tem uma penetração e tem, felizmente, alcançado o seu objetivo.

EXEMPLO DE BH

Pessoal, há um movimento em BH no mesmo sentido é o Blog do Eduardo Cândido. 
A primeira manifestação em BH também aconteceu no início deste mês e com apenas 6 pessoas, porém mais organizada e colhendo alguns frutos.


Estou a disposição para auxiliar na organização das próximas manifestações. Pudemos observar que já conseguimos chamar atenção dos passantes e possíveis clientes mesmo sem materiais, imaginem se levarmos faixas, cartazes e panfletos!?




Me escrevam no e-mail crisrpumesp@hotmail.com ou deixem comentários no post. Vamos nos unir para a próxima manifestação!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Era uma vez um pomoção chamada "Escolha seu Vizinho"

Conforme prometido, segue depoimento de uma compradora de BH que caiu no conto da promoção "Escolha seu Vizinho".
(Desculpem a demora para postar a história, é que outras questões se fizeram mais urgentes)

"Indiquei uma amiga para a promoção “escolha seu amigo” da Tenda, pois para mim havia sido o melhor empreendimento do mundo que eu havia feito. E com a indicação receberia 500,00 descontadas nas minhas mensalidades (do valor total de 77000,00, que já aumentou por causa do INCC). O vendedor agiu de má fé e escondeu a indicação, apesar de minha amiga ter falado e entregado meu ticket da promoção (que tem o meu código no verso) para ele. Ele alegou que era o primeiro dia de trabalho dele e que por isso esqueceu, ou se atrapalhou. Tudo bem! Tudo bem! Mas não teria como consertar o erro pq a venda já tinha sido feita. Aí o gerente dele disse que ele poderia me colocar como indicadora em sua próxima venda. Fiquei esperando, esperando... mandei e-mail, ele disse que não tinha esquecido de mim não, mas que é pq não tinha efetuado nenhuma venda... mandei mais e-mails e nada... sem resposta, liguei e tb não obtive resposta, reclamei no 4002-1022 e não obtive resposta (com 3 protocolos que passaram da data de prazo para resolver), isso tudo desde janeiro/2010. E agora resolvi ligar para ele e perguntar se tinha alguma resposta. Ele desconversou. Foi grosso, estúpido e gritou comigo ao telefone. Disse que minha amiga não tinha entregado nada pra ele e que a promoção ia acabar dia 30/06, semana que vem. Minha amiga ficou furiosa e ligou em seguida... ele também a destratou. Enviei um e-mail para o supervisor do gerente dele falando que ia reincidir meu contrato se não resolvessem meu caso. O cara mandou o gerente me ligar e me falar o número do telefone (4002-1022) para obter informações sobre a rescisão do contrato. Fiquei mto chateada e apareci lá ontem... fomos eu e minha amiga...
Expliquei para o gerente que o vendedor está dizendo que não conseguiu vender nada até hoje (desde janeiro de 2010) e que a Karen, minha amiga, (cliente dele) não entregou o cupom com o número do meu identificador da promoção, nos destratando ao telefone, agindo com muito orgulho como se estivéssemos nas mãos dele... Ele simplesmente disse (com muita grosseria) que não acreditava na gente, que foi ele quem treinou o vendedor e que, portanto ele não havia destratado a gente... Isso tudo na maior grosseria... disse que nunca havia falado com o vendedor que era para ele pegar uma outra venda e colocar meu nome como indicadora pq é ilegal e se ele tivesse feito isso seria mandado embora na mesma hora... Eu disse que ele fez e que eu tinha até a troca de e-mails comigo... aí ele disse que mandaria o vendedor embora e que a culpa seria minha que eu ia ficar com essa culpa na consciência pro resto da vida... fiquei horrorizada com essa pessoa sem escrúpulos... Eu pedi pra ele se colocar no meu lugar e enquanto eu conversava com ele, ele fazia caras e bocas de impaciência me ignorando olhando para o computador dele... Ele mostrou na tela que o vendedor dele tinha feito tudo certo e que a indicação estava lá, mas não constava meu nome e eu disse que precisava constar meu nome para a promoção ser válida... mas ele muito ignorante disse que o vendedor dele não havia feito nada de errado e que não sabia o que eu estava fazendo ali até agora... eu disse que o pessoal da central de atendimento tinha falado que não valia se não tivesse meu nome e ele disse que era pra eu ligar lá pra central e resolver com eles pq ele não tinha nada a ver com isso... Eu pedi para ele ligar naquele momento e ele foi grosso e estúpido novamente falando que tinha mais o que fazer... então peguei meu celular e liguei dali mesmo. Coloquei ele pra falar com a atendente da central. Ele gritou com a atendente tb... e não resolveu nada... Como ela estava falando que a culpa tinha sido do vendedor dele ele apelou e não quis mais falar com ela... não quis mais resolver meu caso e resolveu passar a bola para outra pessoa... No fim das contas, eu já estava chorando demasiadamente... a pressão psicológica de 6 meses tentando resolver essa história acabou comigo... ele passou a bola para um outro gerente pq, segundo ele não estava mais agüentando essa choradeira e essa encheção de saco e que ele tinha mto trabalho a fazer... Foi a minha salvação, pois o outro gerente me atendeu com muita educação, pediu desculpas pelas grosserias dos outros dois e tentou resolver meu problema da melhor forma. Disse que não era ilegal colocar meu nome em uma outra venda e colocou meu nome como indicadora de uma venda dele. Agradeci imensamente o q ele fez por mim... Mas mesmo assim não teremos certeza se o comprador vai realmente pagar todas as parcelas em dia para que minha promoção seja válida. Seria válida se meu nome constasse na compra da minha amiga Karen que já pagou as primeiras parcelas direitinho. O gerente educado ficou falando que não era pra eu reincidir meu contrato pq meu apartamento vai valorizar mto por causa do centro administrativo e tals, mas estou mto desanimada com essas pessoas grossas que me atenderam... me sinto triste, chateada, desanimada, sinto um grande mal estar pelo constrangimento que passei... Se o "boca-a-boca" era a melhor propaganda, nesse caso será a pior, pois se alguém me pergunta sobre a Tenda eu já não tenho mais coragem de elogiar. Muito pelo contrário, só tenho a reclamar..."

K. B. (Belo Horizonte-MG)

Como pode uma empresa investir tanto em propagandas que visam enganar o cliente? Para que tanto dinheiro gasto em anúncios em programas de televisão se a Tenda não consegue manter estes clientes que acreditam nela a primeira vista????

Como uma empresa do porte da Gafisa, que construiu uma marca sólida e possuia uma excelente reputação se deixou sujar desta forma com a incorporação da Tenda???

quinta-feira, 8 de julho de 2010

TENDA NOVAMENTE NO JORNAL AGORA

Imóvel pronto há um ano e meio ainda não foi entregue aos compradores.

29/06/2010
Apartamento não é entregue

Ana Paula Branco
do Agora

O analista Nilson Andrade de Oliveira, 36 anos, da Freguesia do Ó (zona norte), afirma que, há cinco anos, comprou um apartamento no Residencial Villa Park, da Tenda. No entanto, ele ainda não conseguiu se mudar.

"O prédio está pronto há um ano e meio, mas ainda não recebi as chaves. Eu e minha noiva já adiamos nossos planos várias vezes por causa da irresponsabilidade e da falta de respeito dessa construtora", queixa-se Nilson.

De acordo com o leitor, o prédio está abandonado, sem segurança e corre o risco de ser invadido. "Apartamentos no prédio estavam sendo oferecidos em um feirão de imóveis, mas, hoje, o imóvel está abandonado, com vidros quebrados e mato alto. É muito descaso com um prédio recém construído."

Nilson conta que já registrou diversas reclamações com a Tenda, sem sucesso. Segundo o leitor, a construtora não esclarece aos moradores qual o motivo da demora para a entrega das chaves.

"Queremos a entrega de nosso imóvel e o abatimento da dívida da multa prevista no contrato."

Fonte: http://www.agora.uol.com.br/defesadocidadao/ult10108u758743.shtml

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Protesto contra à Tenda - 10 de Julho

Pessoal, faremos uma manifestação contra a Tenda no próximo sábado, em frente a sua loja no Centro de São Paulo.

Precisamos reunir o maior número de pessoas possível. Divulguem e compareçam.

Data: 10 de Julho (sábado)
Horário: 11 Horas
Local: Rua Álvares Penteado, 61  (próximo a Praça da Sé)

Conto com vocês!

Até lá!

terça-feira, 6 de julho de 2010

O cúmulo da cara de pau

Dias atrás recebi uma mala direta da TENDA, título: Escolha seu vizinho.

Trata-se de uma campanha de marketing que objetiva que você que já é cliente da TENDA indique outros pobres cidadãos para este mesmo triste fim, ou seja, "escolha seu vizinho".

Vamos combinar que é muita estupidez desta empresa mandar este tipo de comunicação para a autora deste Blog...beira a loucura rss, porém sou obrigada a admitir que quando eles querem são bem organizados. Vejam o folheto:





CONCLUSÃO: A TENDA É MUITO BOA NA ARTE DE ENGANAR CLIENTES!

Ela vende, não entrega, não lhe dá a mínima atenção, não lhe atende com respeito, tem um péssimo pós venda e ainda pede para que você ajude ela a vender mais!!!! É ou não é um absurdo???

E o pior: manda a comunicação para a sua cliente mais insatisfeita que possui um Blog só para alertar outros consumidores contra ela.

Como nada é por acaso, na mesma semana que recebi esta propaganda sem vergonha, recebi um e-mail de uma cliente TENDA relatando que esta promoção é FURADA (palavra da cliente). No próximo post a história da cliente que caiu no CONTO "ESCOLHA SEU VIZINHO", Não percam!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sobre a matrícula individual

Atualmente a TENDA informa aos compradores do FIT JARDIM BOTÂNICO que está obtendo a matrícula individual de cada unidade (apto) para que possa ser iniciado o trâmite de financiamento.

Pois bem, então vamos entender o que é a matrícula individual, para que serve e, principalmente, saber se ela está mesmo sendo providenciada pela TENDA.

SOBRE A MATRÍCULA

"Se o imóvel estiver regularizado, cada unidade tem sua própria matricula (escritura).

Funciona assim: quando se faz um prédio, além da aprovação na prefeitura é necessário fazer uma INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA junto ao Cartório de Registro de Imóveis em que estiver registrado o TERRENO.

Neste processo, é feito uma minuciosa descrição de todas as unidades (apto, lojas, etc) que irão existir naquele terreno.

É registrada também uma convenção de condomínio, no qual fica estabelecido qual a porcentagem que cada unidade terá sobre o terreno, bem como as regras básicas de uso coletivo das partes comuns.

Se tudo for executado de acordo com a lei, o CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, abre matriculas individuais para cada unidade (apto, loja). Esta unidade poderá portanto ser comercializada, através de Escritura Pública, independentemente da anuência dos demais proprietários. As alterações dentro da unidade (e que não comprometam a segurança do prédio) também podem ser solicitadas pelo proprietário, ou, no teu caso, o locatário) A parte comum (terreno que sobrou, salão de festas, play, etc.) é que somente poderá sofrer alterações se tiver a anuência de todos, ou da maioria, conforme o caso, nas assembléias de condomínio.

COMO POSSO CONSULTAR A MATRÍCULA INDIVIDUAL?

Vá ao Cartório onde está registrado o imóvel (existe só um cartório de registro de imóveis para cada região da cidade). Solicite a MATRICULA do imóvel (é só falar o nome do condomínio e o número da unidade) (o nome completo do proprietário também ajuda) O documento é público, qualquer pessoa pode pedir.

Se estiver registrado eles vão te fornecer a MATRICULA (é este o documento que identifica o imóvel e quem é seu proprietário, a escritura é apenas um contrato de compra e venda feito em um Tabelionato (outra espécie de cartório) que deve ser registrado na matricula toda vez que houver mudança de proprietário.

Fonte: fórum yahoo. Autor: Cezar.

Após estas explicações, chego a conclusão que estamos mais uma vez sendo enrolados pela Construtora TENDA, do Grupo GAFISA.

Primeiro porque ainda não temos um Condomínio formado, logo também não temos Convenção de Condomínio - documento necessário para a emissão das matrículas.

Segundo porque para a emissão de matrícula é necessário a assinatura do proprietário da fração, e nós, em momento algum fomos chamados para assinatura de documentação ou visitamos qualquer cartório de imóveis.

Para quem desejar averiguar a informação no cartório de imóveis, eu acredito que seja este aqui:

O 14º Registro de Imóveis de São Paulo foi criado em 21 de novembro de 1.942.
Hoje abrange os seguintes Subdistritos da Capital do Estado de São Paulo: 
21º (Saúde) e 24º (Indianópolis).
Situado à Rua Jundiaí, 50 - 7º andar, Jardim Paulista - CEP. 04001-140.
               Horário de atendimento: das 09:00 às 16:00 horas de segunda à sexta-feira.
Telefone: (11) 3885-6891 - FAX (11) 3885-2707 - oficial@14ri.com.br

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nota da Tenda ao Diário de São Paulo

Ministério Público move ação civil contra Tenda e CivicPromotoria do Consumidor denuncia abuso em contratos

A Promotoria do Consumidor de São Paulo moveu uma Ação Civil Pública (ACP) contra as construtoras Tenda e Civic, por prática contratual abusiva na venda de imóveis na planta.

Na ação, o promotor Paulo Sérgio Cornacchioni vê desequilíbrio no formato dos contratos, já que há multa para o consumidor que atrasa pagamentos, mas não há penalidade caso a construtora atrase a entrega.

Em nota, a Tenda afirmou que “seus contratos estão de acordo com a lei vigente” e que “até o momento, não foi oficialmente notificada sobre eventual ação judicial”. Procurado, o advogado da Civic afirmou que não era possível comentar o assunto, já que a empresa ainda não havia sido citada pelo MP.

Segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Tenda foi a empresa de habitação mais reclamada em 2009. De acordo com a assistente de direção da entidade, Valéria Cunha, quando o consumidor aceita certas práticas em contrato, é difícil questioná-las. “Mas, no ato da negociação, quando tem o maior poder de barganha, ele pode exigir supressão de cláusulas e conseguir extensão de prazos.”

FONTE: www.diariosp.com.br