NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Era uma vez um pomoção chamada "Escolha seu Vizinho"

Conforme prometido, segue depoimento de uma compradora de BH que caiu no conto da promoção "Escolha seu Vizinho".
(Desculpem a demora para postar a história, é que outras questões se fizeram mais urgentes)

"Indiquei uma amiga para a promoção “escolha seu amigo” da Tenda, pois para mim havia sido o melhor empreendimento do mundo que eu havia feito. E com a indicação receberia 500,00 descontadas nas minhas mensalidades (do valor total de 77000,00, que já aumentou por causa do INCC). O vendedor agiu de má fé e escondeu a indicação, apesar de minha amiga ter falado e entregado meu ticket da promoção (que tem o meu código no verso) para ele. Ele alegou que era o primeiro dia de trabalho dele e que por isso esqueceu, ou se atrapalhou. Tudo bem! Tudo bem! Mas não teria como consertar o erro pq a venda já tinha sido feita. Aí o gerente dele disse que ele poderia me colocar como indicadora em sua próxima venda. Fiquei esperando, esperando... mandei e-mail, ele disse que não tinha esquecido de mim não, mas que é pq não tinha efetuado nenhuma venda... mandei mais e-mails e nada... sem resposta, liguei e tb não obtive resposta, reclamei no 4002-1022 e não obtive resposta (com 3 protocolos que passaram da data de prazo para resolver), isso tudo desde janeiro/2010. E agora resolvi ligar para ele e perguntar se tinha alguma resposta. Ele desconversou. Foi grosso, estúpido e gritou comigo ao telefone. Disse que minha amiga não tinha entregado nada pra ele e que a promoção ia acabar dia 30/06, semana que vem. Minha amiga ficou furiosa e ligou em seguida... ele também a destratou. Enviei um e-mail para o supervisor do gerente dele falando que ia reincidir meu contrato se não resolvessem meu caso. O cara mandou o gerente me ligar e me falar o número do telefone (4002-1022) para obter informações sobre a rescisão do contrato. Fiquei mto chateada e apareci lá ontem... fomos eu e minha amiga...
Expliquei para o gerente que o vendedor está dizendo que não conseguiu vender nada até hoje (desde janeiro de 2010) e que a Karen, minha amiga, (cliente dele) não entregou o cupom com o número do meu identificador da promoção, nos destratando ao telefone, agindo com muito orgulho como se estivéssemos nas mãos dele... Ele simplesmente disse (com muita grosseria) que não acreditava na gente, que foi ele quem treinou o vendedor e que, portanto ele não havia destratado a gente... Isso tudo na maior grosseria... disse que nunca havia falado com o vendedor que era para ele pegar uma outra venda e colocar meu nome como indicadora pq é ilegal e se ele tivesse feito isso seria mandado embora na mesma hora... Eu disse que ele fez e que eu tinha até a troca de e-mails comigo... aí ele disse que mandaria o vendedor embora e que a culpa seria minha que eu ia ficar com essa culpa na consciência pro resto da vida... fiquei horrorizada com essa pessoa sem escrúpulos... Eu pedi pra ele se colocar no meu lugar e enquanto eu conversava com ele, ele fazia caras e bocas de impaciência me ignorando olhando para o computador dele... Ele mostrou na tela que o vendedor dele tinha feito tudo certo e que a indicação estava lá, mas não constava meu nome e eu disse que precisava constar meu nome para a promoção ser válida... mas ele muito ignorante disse que o vendedor dele não havia feito nada de errado e que não sabia o que eu estava fazendo ali até agora... eu disse que o pessoal da central de atendimento tinha falado que não valia se não tivesse meu nome e ele disse que era pra eu ligar lá pra central e resolver com eles pq ele não tinha nada a ver com isso... Eu pedi para ele ligar naquele momento e ele foi grosso e estúpido novamente falando que tinha mais o que fazer... então peguei meu celular e liguei dali mesmo. Coloquei ele pra falar com a atendente da central. Ele gritou com a atendente tb... e não resolveu nada... Como ela estava falando que a culpa tinha sido do vendedor dele ele apelou e não quis mais falar com ela... não quis mais resolver meu caso e resolveu passar a bola para outra pessoa... No fim das contas, eu já estava chorando demasiadamente... a pressão psicológica de 6 meses tentando resolver essa história acabou comigo... ele passou a bola para um outro gerente pq, segundo ele não estava mais agüentando essa choradeira e essa encheção de saco e que ele tinha mto trabalho a fazer... Foi a minha salvação, pois o outro gerente me atendeu com muita educação, pediu desculpas pelas grosserias dos outros dois e tentou resolver meu problema da melhor forma. Disse que não era ilegal colocar meu nome em uma outra venda e colocou meu nome como indicadora de uma venda dele. Agradeci imensamente o q ele fez por mim... Mas mesmo assim não teremos certeza se o comprador vai realmente pagar todas as parcelas em dia para que minha promoção seja válida. Seria válida se meu nome constasse na compra da minha amiga Karen que já pagou as primeiras parcelas direitinho. O gerente educado ficou falando que não era pra eu reincidir meu contrato pq meu apartamento vai valorizar mto por causa do centro administrativo e tals, mas estou mto desanimada com essas pessoas grossas que me atenderam... me sinto triste, chateada, desanimada, sinto um grande mal estar pelo constrangimento que passei... Se o "boca-a-boca" era a melhor propaganda, nesse caso será a pior, pois se alguém me pergunta sobre a Tenda eu já não tenho mais coragem de elogiar. Muito pelo contrário, só tenho a reclamar..."

K. B. (Belo Horizonte-MG)

Como pode uma empresa investir tanto em propagandas que visam enganar o cliente? Para que tanto dinheiro gasto em anúncios em programas de televisão se a Tenda não consegue manter estes clientes que acreditam nela a primeira vista????

Como uma empresa do porte da Gafisa, que construiu uma marca sólida e possuia uma excelente reputação se deixou sujar desta forma com a incorporação da Tenda???

2 comentários:

  1. Chega a ser cômico eu estar a tanto tempo acreditando que vai dar certo.
    Estou desde agosto de 2007 aguardando a entrega do imóvel que comprei pela Tenda (Residencial Vila de D Espanha). Isso mesmo, quase 3 anos e mais de 70% do imóvel pago.
    Ligo constantemente na construtora e a informação que me dão é de que há problemas com a CEF na liberação de documentação, ligo na CEF e me dizem o contrário... vai entender.

    Agora o meu dilema é: resgatar o valor pago.

    ResponderExcluir
  2. O mais incrível é ter tantos e tantos casos e nenhum orgão do Govervo move um dedo pra nada.

    Nada acontece.

    Mas no fim, isso é culpa do povo. Se todos se unissem, desde os primórdios, esse tipo de gente não existiria.

    Lamentável.

    ResponderExcluir