NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Tenda já está na mira do Ministério Público

Ministério Público quer multa para construtora que atrasar entrega de imóvel

A Promotoria do Consumidor ajuizou duas ações civis públicas (ACP) contra empresas de construção e incorporação imobiliária, para que elas deixem de fixar prazos que desfavorecem os consumidores e sejam punidas se atrasarem a entrega dos imóveis.

De acordo com a ação, proposta no último dia 13 pelo promotor de Justiça Paulo Sergio Cornacchioni, as empresas Civic Engenharia e Construções e Tenda, ao negociar imóveis, preveem em seus contratos multas moratórias para os consumidores, mas não para os fornecedores, que são as próprias empresas.
 

Os contratos que essas empresas oferecem aos consumidores estabelecem um prazo para a entrega dos imóveis, a chamada “entrega das chaves”, que prevê uma tolerância de 180 dias para o atraso. Nesse período, as empresas não estão sujeitas à multa contratual.
 

Essa tolerância, entretanto, não é estabelecida para o caso de consumidor deixar de pagar ou atrasar uma das prestações, o que, segundo o promotor, caracteriza a falta de equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores.
 

“O equilíbrio do contrato de adesão de compra e venda pressupõe a imposição de prazo para ambas as partes cumprirem suas respectivas obrigações, mediante instrumentos que documentem tais prazos, assim como a previsão de sanções, em desfavor das duas partes igualmente, para o caso de mora”, argumenta o promotor na ACP.
 

O pedido feito na ACP é para que a Justiça considere nula toda cláusula dos contratos que exonere as empresas de cumprir as suas responsabilidades em caso de atraso na “entrega das chaves” e puna os consumidores por atrasos. A Promotoria também pede que as empresas sejam condenadas ao pagamento de multa para cada consumidor a quem tenham efetuado a entrega do imóvel fora do prazo estipulado em contrato

Caros leitores, o poder judiciário já abraçou a nossa causa. Precisamos fazer a nossa parte abrindo processos individuais, fazendo manifestações e divulgando na imprensa tudo o que estamos sofrendo.

2 comentários:

  1. Boa noite Cris, gostaria de saber quais são os próximos passos em relação à essa ação do MP. Cabe recurso? Obrigada e boa sorte na sua luta!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.

    Eu tb fiz uma denúncia no MP e obtive a seguinte resposta:
    "comunicacao para Promotoria,

    VANESSA

    Estamos enviando a sua denúncia para a promotoria de justiça do consumidor da capita."[

    Galera denunciem não deixe que isso pase batido, a Tenda mereçe punição pelo que está fazendo conosco. Eu distribui ação contra eles,denuncie no MP, no reclamar adiante, reclame aqui,proteste já, jornal da tarde, entre outros meios.

    Vamos continuar batalhando que uma hora a Tenda será punida e pagará pelo o que está fazendo.

    Nada de deixar isso quieto, galera coloquem "a boca no trombone!!!"

    Abraços e boa sorte à nós.

    ResponderExcluir