NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Seguro residencial é obrigatório em financiamento de imóvel

 Com tantos problemas no Fit Residencial Jardim Botânico, é bom se informar sobre este assunto:
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“É de suma importância que o dono do imóvel esteja bem ciente dos seus direitos. Pois, no momento de ocorrências prejudiciais a sua propriedade, principalmente nesta época do ano de chuvas, ele pode recorrer para repor prejuízos”, explica Marco Aurélio Luz, presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências. “Também é essencial que o mutuário saiba o prazo de reclamação junto ao banco, que é de um ano, a contar o dia da assinatura do sinistro”, acrescenta.

O farmacêutico Jackson Nothaft conhece bem essa realidade: ele que adquiriu seu bem em 2007 para morar com a esposa e seus três filhos. O sonho da casa própria começou a desmoronar já no início de 2008 com aparecimento das primeiras rachaduras e, ao longo do mesmo ano e do seguinte, foram piorando. “Na época entrei em contato com a Caixa (CEF) pedindo uma vistoria para utilizar o seguro. Após análise do perito, o banco alegou que o imóvel tinha problemas de vício de construção e a responsabilidade não era dele”, relembra. “Achei estranho porque não me entregaram nenhum documento e todas as informações foram passadas pelo telefone”, completa.

Entenda as modalidades de seguro 

O seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI) cobre os prejuízos causados por incêndio, queda de raio, explosão, inundação e alagamento, destelhamento, desmoronamento total e parcial e a sua ameaça, ou seja, todos os danos causados ao imóvel por fatores externos. “Este seguro não cobre os pertences dentro da propriedade”, alerta Marco Aurélio Luz.

Também não há cobertura do seguro nos casos de desgastes, má conservação ou falta de manutenção, problemas na casa antes do seguro e vícios de construção, como erro de cálculo no projeto ou execução da obra. Neste último, o agente financeiro é o responsável desde que a construção tenha sido por ele financiada. Quando não, a responsabilidade é de quem construiu e o prazo para reclamar é de cinco anos a partir do aparecimento do vício ou defeito. A indenização do DFI cobre o valor necessário para reposição dos prejuízos.

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Fonte: Consumidor Moderno
Leia a reportagem na íntegra AQUI.

4 comentários:

  1. Cristina, boa tarde! Procurando por indiganados e ENGANADOS pela construtora Tenda na internet, encontrei seu blog! Minha avó de 62 anos comprou um imóvel da Tenda em Julho/2009. A previsão de entrega era Julho/2012. Até agora, obviamente, nada aconteceu!!! Os apartamentos não foram entregues e para piorar, hoje minha Vó foi ao local para verificar a situação da obra, e levou um susto ao se deparar com o prédio em estado de ABANDONO: um muro caiu com a chuva e até agora não foi reconstruído, o que já ocasionou ENTRADA DE LADRÕES que levaram 1 pia de um dos apartamentos e quebraram 1 janela de outro!!! A piscina está cheia de limo, os brinquedos do playground foram comprados e estão largados pelo espaço, sem nenhum plástico/proteção... o prédio está com rachaduras nas paredes... estamos em pânico! Há semanas estamos procurando por informações por conta da data de entrega do prédio, mesmo antes de ela ter visto tudo o que viu hoje, ela foi à Central de Atendimento da tenda na Praça da Sé, e os atendentes simplesmente não sabem dar NENHUMA INFORMAÇÃO, e pedem para que aguardemos o contato!!!! ISSO É UM ABSURDO!!!! O nome do empreendimento é Aricanduva Life - Zona Leste/São Paulo. Gostaria encarecidamente de pedir sua ajuda, é a primeira vez que faço reclamações na internet sobre um produto/imóvel, estou desesperada por uma ajuda, aonde você me indicaria tentar fazer um contato ou algum barulho que seja para que os responsáveis nos dêem alguma resposta?! Meu email é: ingrid_cmy@hotmail.com. Desde já agradeço, muito obrigada!!! Ingrid Marques

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  2. Bom Dia a Todos!

    A minha indignação com a construra Tenda é enorme, mais o meu sentimento hoje é de alivio, gratidão e esperança.
    Em maio de 2009 eu e meu esposo compramos um apto da Tenda, A unidade estava pronta para morar e deveria ser entregue até 30/06/2009, Sabia que a construtora tinha grandes problemas com atrasos, mas quando visitei o apto e vi pessoas morando, tudo pronto, imaginei que nada iria dar errado, porém se tratando de Tenda... Não foi o que ocorreu, comeraçaram as desculpas a Caixa não podia liberar o financiamento pois a Tenda tinha pendências de documentos c/ a mesma, e o tempo foi passando e cada dia eu via o meu sonho mais distante, o atendimento péssimo, cada hora em que ligava para pedir informações ninguém nunca sabia de nada e cada hora uma desculpa diferente, isso quando conseguia ser atendida, Bom resumindo se passavam quase dois anos e nada, a resposta era sempre " não temos Previsão".
    Foi ai que desistir de esperar por eles e fui atras dos meus direitos, e nesse site, vi um comentário de uma advogada, que poderia me ajudar, confesso que de inicio fiquei um pouco com medo, pois não a conhecia, mas resolvi entrar em contato, ela prontamente me atendeu,na verdade são duas advogadas sócias, a Dra Liane do Espirito Santo, e a Dra. Roberta Neves Pereira, marcamos um encontro, elas esclareram muitas dúvidas de direitos que tinhamos e desconheciamos, contratamos as mesmas, elas entraram c/ o processo contra a Construtora, e finalmente ontem 17/02/2010 nós pegamos as nossas chaves, algo tão sonhado, tão desejado, que estava destruido pela tenda, e a Dra. Liane junto c/ a Dra. Roberta, nos fizeram voltar a sonhar a acreditar, que existe justiça, que existe Profissionais competentes e capazes, que honram a profissão que exercem, Elas são ótimas e guardarei sempre um sentimento de gratidão para com elas, pois poucas vezes vi profissionais tão dedicadas, atenciosas, que brigam e defendem os nossos direitos como se fossem delas próprias.

    Quero apenas dizer que quem assim como nós tem problemas com essa ou outras construtoras, não pensem duas vezes, esperar a boa vontade deles, não dá, só mesmo na justiça.
    Quem quiser saber mais informações pode entrar em contato: E-mail: juhts@hotmail.com.
    ou se preferirem podem ver o meu processo no site do tribunal de justiça de SP n° do processo: 583.00.2010.174532-0
    audiência do dia 16/02/2011
    Despacho Proferido
    Termo de Audiência: Aos 16 de fevereiro de 2011, às 13h00min, nesta Cidade e Comarca de São Paulo, Sala das Audiências da 33ª Vara Cível Central, sob a presidência do MM. Juiz de Direito Dr. SÉRGIO DA COSTA LEITE, comigo escrevente ao final assinado, em audiência de conciliação. Apregoadas as partes, compareceram: Os requerentes, acompanhados por seu(a) advogado(a), Dr(a). LIANE DO ESPÍRITO SANTO, bem como a requerida, representada por seu(a) advogado(a), Dr(a). RAPHAEL LINO DE ALMEIDA. Abertos os trabalhos, esclareceu a requerida que a entrega das chaves aos autores ocorrerá às 17:00 horas do dia de hoje, no local do imóvel, mediante Termo de Vistoria. Esclareceram os autores pretenderem a produção exclusivamente da prova documental, enquanto a ré pugnou pela produção das provas documental e testemunhal, visando a comprovação da ocorrência de caso fortuito. Prosseguindo, pelo MM. Juiz foi proferida a seguinte decisão: “Consertados os autos, tornem conclusos”. Publicado em audiência. Saem os presentes intimados. NADA MAIS

    Grata.
    Jussara S. Costa

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  3. Oi Cris, apenas retificando: a data de entrega é JULHO/2010 e não 2012! Obrigada.

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  4. Cris,
    sei q nos comparar com a situação dos outros não tira a dor do q estamos passando, mas se ajudar, to numa situação horrivel tb.. assinei o financiamento em dezembro, vou pagar a 3a parcela e nao consegui pegar as chaves ainda... isso pq como fiz cessao de direitos em novembro, no sistema do atendimento ao cliente ainda nao estava no meu nome.. nisso liguei desde dezembro para atualizar umas12 vezes... e foi trocado apenas no inicio de fevereiro.. e para marcar as chaves mais um parto, se prepara para esperar mais... mas nao vamos ficar parados, vamos tentar o q der.. vou tentar indo la no tenda sem marcar.. vamos ver o q da!!!!
    boa sorte!

    Patricia

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