NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reclamando na Ouvidoria da CEF

Aguardei sexta-feira o dia todo a tal ligação do gerente da Caixa Econômica e NADA!

Então, como prometi, hoje logo pela manhã liguei na Ouvidoria e registrei a minha reclamação.

Apesar da demora, fui super bem atendida e recebi o prazo de 15 dias corridos para a solução do meu problema.

Agora é aguardar até dia 15/março.

Só para deixar registrado, aquela reclamação que enviei no Atendimento da Tenda e para qual recebi um protocolo no dia 18/02, até hoje NÃO FOI RESPONDIDA. Nenhuma novidade no jeitinho TENDA de tratar os seus clientes.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A ligação da CEF

Quarta-feira, após as 18h, e ontem a tarde, me ligou a Sra. Ema da CEF referente a reclamação que registrei no SAC na sexta passada.

Ela me informou que o meu processo de financiamento estava parado por conta de falta de documentação (como já havia dito o gerente Sr. Leôncio).

Eu novamente disse que as atualizações foram entregues pra TENDA, sua correspondente, todos os meses desde nov/10.

Bom, ela queria "apenas" que eu confirmasse que a minha reclamação era da Tenda e não da CEF, mas eu fui categórica em afirmar que eu tinha requisitado o meu financiamento atráves da Tenda por ela ser uma correspondente da CEF, se a Construtora não estava cumprindo as obrigações dela no desempenho deste papel, para quem eu deveria reclamar?

Afirmei: se eu tivesse entregue toda a minha documentação direto pra vocês, o meu processo não teria ficado parado e eu já estaria até morando no meu apto.

Enfim, um DES - serviço esse contato do SAC. E aposto que ela colocou lá no controle dela: caso solucionado. Vai achando.

A novidade é que ela afirmou que o gerente me ligaria hoje para me posicionar sobre a análise do financiamento. Eu, mais uma vez, aguardo.

Se não receber a ligação, segunda-feira estarei contactando a Ouvidoria da CEF.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma data infeliz: nada a comemorar!


Há exatamente 3 anos atrás eu e meu (na época) namorado (atual marido) fomos até o stand de vendas do Fit Jardim Botânico e assinamos um contrato de compra e venda do nosso futuro lar: um apto de 3 dorm. que ficaria pronto em maio/2009, dali há pouco mais de 1 ano.

A felicidade daquele dia jamais se repetiu, muito pelo contrário. Quem acompanha o blog sabe muito bem todos os transtornos, decepções e tristezas que vivemos desde então.

O que era o nosso sonho da casa própria, de lar, de casamento e contsituição de família, virou o nosso maior pesadelo: uma história de mentiras, humilhação e brigas sem fim.

Comprar um imóvel da GAFISA (ATUAL TENDA) sem dúvida é o maior arrependimento de nossas vidas.

Um burro para ilustrar a maior BURRADA da nossa vida!
Como não há nada a comemorar, eu dispenso o bolo, mas faço questão do pedido: DESEJO FORTEMENTE QUE NENHUMA OUTRA PESSOA DECIDA COMPRAR UM IMÓVEL DA TENDA/GAFISA - UMA EMPRESA BAIXA, DESONESTA, SEM CARÁTER.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O atraso do Fit Jd. Botânico agora no ESTADÃO

Vejam a reportagem que o Estadão publicou na segunda-feira (21/02). Trata-se de uma colega nossa que também ainda não conseguiu assinar o financiamento e receber as chaves do seu apto.

A resposta é típica da TENDA: o processo já está na CEF, não devemos mais nada. Não importa que o seu cliente não conseguiu assinar o financiamento e receber as chaves. Não importa que ele continue sem ter onde morar: não é problema dela.

Ela vendeu. Você pagou. Agora se você recebeu o apto, se está satisfeito, se vai conseguir morar lá, NÃO É PROBLEMA DELA! É isso que se lê na resposta da Construtora.

CONSTRUTORA TENDA
Obra atrasada

Adquiri um imóvel da Construtora Tenda em 30/4/2009. A obra estava prevista para ficar pronta em agosto desse mesmo ano e a entrega das chaves seria feita em setembro. A obra só foi concluída em julho de 2010, e até hoje não recebi as chaves. Como me casei em 27/2/2010, tive de ir morar num único cômodo na casa de meus avôs, dividindo com meu marido uma cama de solteiro, isso sem contar que os presentes de casamentos estão amontoados, com seus prazos de garantia já expirados. 

VANESSA BORGES NASUK / SÃO PAULO

A Construtora Tenda informa que o processo de financiamento da sra. Vanessa foi enviado à agência bancária de sua escolha e que não tem nenhuma pendência com a cliente. Diz que tentou contato telefônico com ela para prestar esclarecimentos, sem sucesso.

Veja AQUI a matéria na íntegra.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Retomando a briga

Sexta-feira passada, depois de um período quietinha por falta de forças, resolvi colocar o dedo na ferida novamente. Basicamente tomei 3 medidas:

PRIMEIRA

Mandei um e-mail para o atendimento@tenda.com questionando a demora na resposta do meu financiamento (esta semana completará 3 meses que entreguei a documentação). Vejam o e-mail:

Boa tarde.
Gostaria de saber quando iremos assinar o financiamento da unidade 55 – Torre 1 – Fit Jardim Botânico I ?
 A documentação para o mesmo foi entregue no dia 19/11/2010 e os formulários assinados (entrevista) no dia 26/11/2010.
 Ou seja, há 3 meses aguardamos este retorno. Um absurdo!
 Clientes: Thiago Morais – CPF XXXX / Cristina Santos da Silva – CPFXX
 No aguardo de uma breve solução, já que sabemos que muitos financiamentos já foram assinados e o condomínio já está, inclusive, sendo habitado.
Passado alguns minutos, recebi um e-mail resposta dizendo que aquele e-mail estava desativado e que o contato deveria ser feito através do Fale Conosco do Tenda Com Você - novo sistema de atendimento ao cliente que fica dentro do site dela.

Ocorre que ao clicar no Fale Conosco lá dá um erro de programação: a cara da TENDA!

Respondi isto em letras garrafais no e-mail que recebi. 

O FALE CONOSCO DO SITE NÃO FUNCIONA: DÁ ERRO!

Foi só então que recebi o seguinte e-mail:


Prezada Cristina, boa tarde.
Informamos que sua solicitação foi redirecionada ao departamento responsável para que possamos tratar do assunto em questão.
Pedimos, por gentileza, que aguarde uma posição do departamento para darmos continuidade aos demais procedimentos.
Segue número de protocolo de atendimento: 446227.
Para mais esclarecimentos, colocamo-nos à disposição através dos nossos canais de atendimento.
Atenciosamente,   
Glaucia Britto | Relacionamento com Clientes

Agora estou no momento de aguardar posição do departamento responsável.

SEGUNDA

Liguei na Agência da CEF - Sé (3475-2500) e pedi pra falar com o Gerente Leôncio - responsável pelos financiamentos do Fit Jd. Botânico para lhe fazer o mesmo questionamento do e-mail acima.

Ele me atendeu e respondeu que o processo estava lá com ele, que estava aguardando uma atualização de documentação que havia chegado naquela semana.

(Desde a entrega da documentação em novembro, todos os meses nós atualizamos comprovante de renda e endereço)

Informou que iam colocar o processo no sistema apenas quarta-feira (23/02 - amanhã) porque estavam com um outro empreendimento na frente.

Depois disso o processo vai pra Central da CEF para análise de documentação.

E cá estou eu novamente aguardando. Amanhã vou ligar lá pra saber se eles conseguiram enfim dar andamento no meu processo.

TERCEIRA

Assim que desliguei o telefone, liguei para o SAC da CEF para registrar a minha reclamação, falei:

"Dei entrada em um pedido de financiamento com a sua correspondente Construtora Tenda há quase 3 meses e até agora não obtive nenhum retorno. Qual o problema? Por que a demora?"

A atendente abriu o protocola da minha reclamação e informou que a Tenda ou a CEF tem 5 dias úteis para entrar em contato comigo.

Caso isto não aconteça, devo entrar em contato com a Ouvidoria da CEF, que é uma instância acima do SAC.


Os 5 dias úteis aspiram na sexta-feira (25/02). Estou mais uma vez aguardando, ansiosa por receber boas notícias

Aguardem as cenas do próximo capítulo!

Aproveito para agradecer a audiência (que só sobe a cada dia) e a paciência.

Abraço!

Cris 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Seguro residencial é obrigatório em financiamento de imóvel

 Com tantos problemas no Fit Residencial Jardim Botânico, é bom se informar sobre este assunto:
  ...

“É de suma importância que o dono do imóvel esteja bem ciente dos seus direitos. Pois, no momento de ocorrências prejudiciais a sua propriedade, principalmente nesta época do ano de chuvas, ele pode recorrer para repor prejuízos”, explica Marco Aurélio Luz, presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências. “Também é essencial que o mutuário saiba o prazo de reclamação junto ao banco, que é de um ano, a contar o dia da assinatura do sinistro”, acrescenta.

O farmacêutico Jackson Nothaft conhece bem essa realidade: ele que adquiriu seu bem em 2007 para morar com a esposa e seus três filhos. O sonho da casa própria começou a desmoronar já no início de 2008 com aparecimento das primeiras rachaduras e, ao longo do mesmo ano e do seguinte, foram piorando. “Na época entrei em contato com a Caixa (CEF) pedindo uma vistoria para utilizar o seguro. Após análise do perito, o banco alegou que o imóvel tinha problemas de vício de construção e a responsabilidade não era dele”, relembra. “Achei estranho porque não me entregaram nenhum documento e todas as informações foram passadas pelo telefone”, completa.

Entenda as modalidades de seguro 

O seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI) cobre os prejuízos causados por incêndio, queda de raio, explosão, inundação e alagamento, destelhamento, desmoronamento total e parcial e a sua ameaça, ou seja, todos os danos causados ao imóvel por fatores externos. “Este seguro não cobre os pertences dentro da propriedade”, alerta Marco Aurélio Luz.

Também não há cobertura do seguro nos casos de desgastes, má conservação ou falta de manutenção, problemas na casa antes do seguro e vícios de construção, como erro de cálculo no projeto ou execução da obra. Neste último, o agente financeiro é o responsável desde que a construção tenha sido por ele financiada. Quando não, a responsabilidade é de quem construiu e o prazo para reclamar é de cinco anos a partir do aparecimento do vício ou defeito. A indenização do DFI cobre o valor necessário para reposição dos prejuízos.

...

Fonte: Consumidor Moderno
Leia a reportagem na íntegra AQUI.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Era uma vez um AP...

Não, eu não consegui receber as chaves do meu apto!

E este post é só para dizer que ele continua no mundo da imaginação. Infelizmente.

Peço desculpas pela ausência. Percebo que vocês também andam sumidos: quase não tenho recebido e-mails com contribuições aqui para o Blog.

Acredito que, assim como eu, vocês estejam muito cansados. Eu tenho realmente evitado este assunto que tem me feito adoecer.

Como tá?

Na mesma! No dia 26/11/10 fomos à Tenda para a entrevista de financiamento e assinatura de formulários. Em janeiro levamos comprovantes atualizados e continuamos na espera sem fim!!!