NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mais uma condenação


Empresa (TENDA) indeniza por atraso em entrega

A construtora Tenda S.A. terá de indenizar um casal devido ao atraso na entrega de um imóvel. A decisão é da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que confirmou a decisão do então juiz da 24ª Vara Cível da comarca de Belo Horizonte, Estevão Lucchesi de Carvalho.

A condenação consiste em indenização por danos materiais em R$ 6.494,81, por danos morais em R$ 20 mil e multa contratual de 0,5% do valor do imóvel por mês, considerando o período de junho de 2008 a abril de 2010.

Segundo os autos, em abril de 2007, o casal firmou contrato para a compra de um apartamento de três quartos no bairro Betânia. O acordo previa que o imóvel seria entregue em 30 de dezembro daquele ano, com possibilidade de prorrogação de até 120 dias, o que não aconteceu.

O casal ajuizou ação pleiteando indenização por danos materiais, pois se viu obrigado a alugar um outro imóvel do início de 2008 até junho de 2009, mês em que decidiu adquirir outro imóvel financiado. Além disso, pleiteou indenização por danos morais, sob a alegação de que contava com o imóvel para o nascimento da primeira filha, e requereu multa por descumprimento de contrato.

A construtora, em sua defesa, argumentou que as indenizações pleiteadas não poderiam ser cumuláveis, pois caracterizariam enriquecimento ilícito. E alegou não ter havido comprovação de danos morais. Ela tentou se eximir de culpa sob o argumento de que o atraso aconteceu por causa da demora em conseguir o habite-se e disse que os adquirentes não compareceram à entrega das chaves em junho de 2009.

O juiz de primeira instância entendeu que o casal sofreu danos morais. Além disso, devido ao atraso, o casal contraiu despesas que não tinham sido planejadas, o que justifica o direito à indenização por danos materiais.

A construtora recorreu ao Tribunal. A turma julgadora, formada pelos desembargadores Wanderley Paiva, relator, Selma Marques e Fernando Caldeira Brant, manteve a sentença sob o fundamento de que as indenizações têm naturezas distintas, por isso são cumuláveis.

Os magistrados mantiveram a multa por descumprimento de contrato, pois a carta de convocação para a entrega das chaves tem a data de abril de 2010 e não de junho de 2009, como afirmou a construtora.

Com relação aos danos morais, o relator entendeu que a não entrega de um imóvel residencial em tempo hábil certamente causa “mais do que meros dissabores à parte, mas efetivo abalo suscetível de indenização”, principalmente quando se têm filhos menores.

Nº 2069895.56.20110.8.13.0024
Fonte: TJMG - Tribunal de Justiça de Minas Gerais - 08/07/2011

9 comentários:

  1. Preciso urgente do endereço da Tenda para concluir minha ação no Juizado especial de MG. O endereço informado no contrato não foi aceito (não sei porque) e fui intimado a informar o endereço correto.
    Quem conseguiu êxito no juizado poderia me ajudar, só tenho mais 3 dias pra informar.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma boa notícia.
    Se todos que estiverem em atraso entrarem com ações do tipo, com certeza a situação deve mudar.

    ResponderExcluir
  3. Conheço um advogado especialista em ganhar processos como esse o nome dele é Remo Battaglia 5093-6859 / remo@bk.adv.br

    ResponderExcluir
  4. Resultdo JUSTO,que ótimo.É bom saber que existe solução para casos desse tipo,tomarei as mesmas medidas caso meu apto também tenha este entrave, inclusive aconselho que quem já fez um negócio deste porte se associe na PROTESTE http://www.proteste.org.br/quem-somos-s446971.htm

    Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  5. AMIGOS, PODEM DISTRIBUIR, VAMOS ACABAR COM ELES.

    -----------------------------------------------
    Wilson Amaral de Oliveira - Presidente da TENDA e da GAFISA
    Avenida das Nações Unidas, 8501, 19º andar
    Pinheiros, 05425-070 São Paulo - SP
    Fax: (55 11) 3025-9217
    E-mail: wamaral@gafisa.com.br

    Alceu Duilio Calciolari – Diretor de relacionamento com investidores
    Avenida das Nações Unidas, 8501, 19º andar
    Pinheiros, 05425-070 São Paulo - SP
    Phone: 55 (11) 3025-9000
    Fax: 55(11) 3025-9348
    E-mail: ri@gafisa.com

    André Vieira - Diretor geral da TENDA
    Rua Gomes de Carvalho, 1507, Bloco B, 5º andar
    Vila Olímpia, 04547-005
    São Paulo - SP
    Fax: (11) 3040-6018
    E-mail: andre@tenda.com

    Diretora de negócios da TENDA
    Daniela Ferrari
    Avenida das Nações Unidas, 8501, 19º andar
    Pinheiros, 05425-070 São Paulo - SP
    Phone: 55 (11) 3025-9310
    E-mail: daniela.ferrari@tenda.com

    Diretora de relacionamento com cliente
    Dayane Fontes
    Avenida das Nações Unidas, 8501, 19º andar
    Pinheiros, 05425-070 São Paulo - SP
    Phone: 55 (11) 3616-4904
    E-mail: dayane.fontes@tenda.com

    Dayane Diniz - Gerente de relacionamento com cliente
    Avenida das Nações Unidas, 8501, 19º andar
    Pinheiros, 05425-070 São Paulo - SP
    Phone: 55 (11) 3616-4904
    E-mail: dayane.diniz@tenda.com

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde, em razão dos absurdos cometidos pela construtora Tenda, nosso escritório localizado em SANTOS/SP, especializou-se nos atrasos e desmandos da Construtora, conseguindo inúmeros benefícios para nossos clientes.
    Caso queiram entrar em contato para maiores informações, segue nossos dados:
    ZABALEGUI DE LIMA - ADVOGADOS
    TEL. 3223 16 74
    END. RUA MINAS GERAIS Nº 60, SANTOS/SP
    EMAIL: ZABALEGUI@ZABALEGUIDELIMA.COM.BR
    DELIMA@ZABALEGUIDELIMA.COM.BR

    ATT

    JUAN SIMON DA FONSECA ZABALEGUI

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos. Peço lecença a este espaço para apresnetar-me.
    Sou Advogado e estou acompanhando de perto, todos os empreendimentos da Construtora Tenda, especialmente na baixada santista. Até o momento são 3 empreendimentos com os mesmos problemas. ( Nova Cintra, Horto, e Jockey Club); Vendas antes do planejado, construção atrasada por falta de autorização do poder público, correção indevida através do incc, etc. Todos esses atos são passíveis de indenizações, muito além dos conhecidos danos morais e materias. Assim, meu ecritório ZABALEGUI DE LIMA - ADVOGADOS, está a disposição de todos vocês para dirimir as eventuais dúvidas e se necessário tomarmos as medidas judiciais cabíveis. Informo que estamos nos dedicando diariamente nessa questão, uma vez estarmos com muitos clientes versando sobre o mesmo assunto. Há alguns clientes o mais interessante é manter a aquisição do imóvel, e pleitear as indenizações e multas cabíveis. Em outros casos, o distrato, por culpa exclusiva da Construtora é a melhor solução.

    A Construtora tem o DEVER de pagar o aluguel de cada morador a partir da data prevista para a entrega.

    Telefone: 3223 16 74email: zabalegui@zabaleguidelima.com.br delima@zabaleguidelima.com.br

    ResponderExcluir
  8. Obras da Tenda:

    http://www.brasileconomico.com.br/noticias/gafisa-cancela-obras-da-tenda-e-promete-devolver-dinheiro_109684.html

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, meu nome é Carolina Alves Silva , e estou tentando realizar o meu sonho da casa própria aki em Minas Gerais, porém estou muito decepcionada com o andamento da obra a qual comprei o meu ap na planta através da construtora Habitare, a previsão de entrega do imóvel do tal edifício Maquiné era de conclusão em 30 de julho de 2014 e hoje eles estão postergando para outubro de 2015, busquei orientação jurídica e penso em tomar as devidas medidas judiciais, para tentar buscar a resolução do meu problema, espero o conselho de vcs.
    Gostei muito das explicações que me foram passadas pelos advogados que consultei, pois me explicaram com clareza meus direitos e meus riscos nesse caso. O que não quero é deixar que a habitare faça o que bem entender.

    ResponderExcluir