NÃO DEIXE A CONSTRUTORA TENDA ENGANAR VOCÊ

Relatarei neste blog a minha infeliz experiência de comprar um imóvel da construtora Tenda, do GRUPO GAFISA.
Desejo que minha história faça eco e seja um alerta para aqueles que estejam interessados em negociar com esta empresa.
Faço isto pelo senso de coletividade, por acreditar que os consumidores devem se unir e também pela certeza que a única coisa que a fará mudar de postura é a perda de clientes e faturamento.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Uma bomba de Natal

A Tenda está na Super Casas Bahia, uma mistura de mega loja com mega evento que acontece nesta época do ano na Zona Norte  de São Paulo.

Para conquistar facilmente as suas próximas vítimas, a Tenda está oferecendo um crédito de R$ 1.000,00 na loja para a compra de móveis e eletrodomésticos para a nova casa. Por favor não caiam nessa! Porque o difícil é receber o imóvel adquirido desta construtora.

Esta promoção é mais uma ofensa a nós clientes que estamos aguardando a entrega do nosso apto em atraso há vários meses. Porque não utilizam a verba desta promoção para pagar os impostos devidos e finalizar as centenas de obras que vocês possuem em atraso por todo o país???!!

Vocês estão entrando em um caminho sem volta. Vocês não conseguirão por muito mais tempo fazer novos clientes, se não atendem de forma correta os clientes que já possuem. O cerco se fechará e eu farei tudo o que estiver ao meu alcance para que este dia chegue em breve.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Uma ceia sem apartamento

É Natal e logo mais teremos uma ceia em uma casa que não é a minha... afinal, eu não tenho casa ainda!

Não era pra ser assim. Está aí mais um prejuízo que a Tenda está me causando. E como calcular o valor de uma expectativa? Qual o preço de ter a sua família reunida no seu novo apartamento na noite de Natal?

A minha tristeza (e consolo ao mesmo tempo) é que não sou a única nesta situação. Milhares de famílias certamente também estão lamentando não poder passar o Natal no imóvel que adquiriu com muita batalha, de forma honesta.

Quantos casais estão morando de favor? Com móveis e presentes amontoados em um lugar que não é o seu...

Quantos permanecem pagando aluguel, quando poderiam estar investindo em seu novo lar ou em  uma viagem de férias com os filhos?

Neste momento, estou certa que diretores e acionistas da GAFISA e da TENDA estão na segurança das suas casas próprias, com as suas famílias, comemorando os ótimos resultados destas empresas.  É a podridão do sistema!

É Natal, a nós, nos resta a esperança que a mídia e a justiça olhem para a nossa causa.

Hoje, me uno a todos que compartilham do mesmo problema e desejo-lhes muita saúde e disposição para lutar pelos seus direitos. Que o próximo Natal possa ser diferente.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SITE RECLAME AQUI

Há um site muito sério na internet que defende os interesses do consumidor: http://www.reclameaqui.com.br/

Chamo a sua atenção para a estatística de reclamações contra a Tenda neste mês atual, dezembro de 2009.


Apenas do Fit Jardim Botânico eu contei 4 reclamações. Mas temos também outros exemplos:
  • Condomínio Lisboa Life – Valparaíso de Goiás
  • Residencial 2 de Julho – Bahia
  • Fit Taboão – Osasco
  • Residencial Málaga Garden – Campo Grande – RJ
  • Figueiredo II – Porto Alegre – RS
  • Engenho Nova Cintra – Santos – SP
  • Guarulhos Life – Guarulhos – SP
  • Valler Verde Cotia – SP
  • Fit Bosque dos Pássaros – SBC
Ou seja, o meu empreendimento não é um caso isolado, consumidores do país inteiro estão tendo problemas com a Tenda.

Eu li cada uma das reclamações e elas são sempre muito parecidas: atraso na entrega do imóvel, cobranças indevidas, dificuldade para receber valores acordados pelo distrato entre outras.

Mas há também reclamações mais graves como a venda da mesma unidade para 2 pessoas, vendas que eles desconhecem mesmo o cliente tendo pagamentos e recibos....coisas de dar arrepios.

Qualquer cidadão pode entrar no site, fazer um rápido cadastro e abrir a sua reclamação. Todos os questionamentos são enviados para a empresa que é avaliada pelo: tempo de resposta e resolutividade do problema.



Indíces da TENDA fornecidos pelo site Reclame Aqui


Se você ainda não registrou o seu problema no Reclame Aqui, corre pra lá!

Sugestão

A Tenda está seguindo este blog de maneira anônima (vejam ao lado o seguidor sem cara com o nome lypyyy).

Que coisa feia! Afinal, quem não deve, não teme.

Por que não me seguem declaradamente? Mostrem que estão trabalhando para corrigir as milhares de falhas que vocês possuem.

Tá lá nos seus valores, lembram? Ética e Transparência.

Na verdade, eu pouco me importo. Eu tb sigo vocês em todos os lugares, acompanho de perto cada ação que vocês fazem e sei até aquilo que vocês desejam ocultar.

Minha sugestão: substituam o medo por ação, as mentiras pelo diálogo, a omissão pelo respeito. Somos clientes e não idiotas e as empresas que se recusam a aceitar isto estão fadadas ao fracasso.

Estão precisando de uma Relações Públicas aí?

PS: não pensem q irei desperdiçar a denúncia de hoje com vcs.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mais um prazo: Abril de 2010

Hoje eu deveria iniciar uma contagem regressiva, afinal faltam apenas 9 dias para o fim do mês de dezembro, prazo que a Tenda nos deu para entrega do nosso apartamento.




Carta recebida em meados de novembro após expirar o segundo prazo - out/2009.


Caso fosse verdade, iríamos aproveitar o champagne do Ano Novo para comemorar o fim da saga. Infelizmente não é.

O nosso colega e futuro vizinho Márcio registrou uma reclamação no site "Reclame Aqui" neste mês de dezembro e obteve a seguinte resposta:

Marcio

Informamos que a previsão de entrega das unidades do empreendimento Fit Jd Botânico é abril de 2010.
Sabemos que atrasos na obra causam transtornos aos clientes por isso ressaltamos que a Construtora Tenda arcará com as penalidades decorrentes do atraso superior à carência.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição.


Relacionamento com o cliente
Construtora Tenda
atendimento@tenda.com
Tel.: 4002-1022 Capitais e regiões metropolitanas
Tel.: 0800 771 0122 Outras localidades

RESUMO DA ÓPERA:

Prazo contratual: maio/2009
Prazo contratual com carência: nov/2009
Prazo informado em maio em reunião com a construtora no canteiro de obras: out/2009
Prazo informado em carta e e-mail do atendimento: dez/2009
Prazo informado ao comprador Márcio via site "Reclame Aqui": abril/2010

Acho que nem preciso dizer mais nada...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Imagina se não fosse um VALOR...

O trecho a seguir é um valor declarado da empresa que aqui critico. Este foi retirado Código de Ética da Construtora Tenda.

"ÉTICA E TRANSPARÊNCIA
Trabalhar com ética e transparência são princípios-chave imprescindíveis para a Tenda. É
imperativo mantermos uma relação ética e transparente em todos os níveis de negócios,
seja com funcionários, clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas, governo e com
toda a sociedade."

O código de ética é um documento criado pela empresa que funciona como um manual de auto-conduta. Este, comumente é elaborado pela área de comunicação com a contribuição de todos os níveis da empresa e aprovado pela alta administração.

O papel do código de conduta é pautar a relação da empresa com seus diversos públicos. É lá que está descrito e declarado como a empresa deve se comportar nos diversos tipos de interação.

Neste meu post, registro a minha indignação por este Código de Ética da Tenda que não tem qualquer valor, uma vez que ela não o está cumprindo na relação que temos enquanto empresa-cliente.

Transparência e ética é o que qualquer consumidor espera de uma fornecedor de produtos ou serviços.

Tenda, me faz um grande favor: retire este Código de Ética do site de vocês, pois isto, enquanto cidadã e cliente, é um insulto a minha inteligência.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Duas respostas diferentes para a mesma pergunta

É comum, nós clientes da Tenda, recebermos respostas diferentes para a mesma pergunta feita para diferentes atendentes da área responsável por nos prestar informações.

Veja um exemplo do mês de setembro:

15 de Setembro
Pergunta no e-mail por mim enviado: "E qual o motivo do atraso da entrega?"

18 de Setembro
Resposta do atendente Eduardo Oliveira:

"O atraso na obra se deu,devido a troca de construtora pelo motivo de pendencias administrativas."

25 de Setembro
Resposta do atendente Luciano Damazio:

" Devido a fusão entre as empresas Fit e Tenda, ocorreram atrasos nas obras por processos burocráticos que precisavam ser revistos. Ressaltamos também que tivemos um período de chuvas nos últimos meses que necessitou de uma revisão no cronograma de obras, ocasionando mais atrasos.


Informamos que conforme descrito em contrato, a Tenda se compromete a pagar a multa pelo atraso da obra, sendo 0,5% do valor do imóvel ao mês contados após os 180 dias da data prevista para entrega da Obra. Valor que será abatido do financiamento no momento do repasse bancário."

2 funcionários diferentes conseguiram me apresentar 4 motivos diferentes para o atraso da obra do meu apto!!!

Este é um claro exemplo de como estamos sendo desrespeitados enquanto clientes. Recebendo respostas (ou mentiras, como preferirem) prontas quando questionamos sobre um bem que adquirimos e que influencia completamente as nossas vidas.
 
PERGUNTO: Tem alguém aí enxergando Ética e Transparência nesta empresa???
 
Aguardem a discussão dessa tal ética e transparência no próximo post.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O caso do Residencial Horto do Ipê Life

"Resumindo meu caso, em set de 2006 fui ao feirão de imóveis do Anhembi (não é o da caixa, o do secovi) e comprei um ap com a Tenda, cobertura duplex, 3 dorm.,aprox. 100 m², residencial horto do ipê life, a ser entregue em dez de 2007.

Para minha surpresa quando foi jun de 2007, a empresa me ligou e disse que houve um grande engano e meu AP havia sido vendido a um terceiro e que nada se podia fazer e que apenas eu escolhesse outra unidade e tudo bem.

Obviamente não concordei com a opção absurda que me ofereceram, e após diversas tentativas de entendimento ingressei com uma ação judicial para preservar a venda e ganhei.

Mas na época não tinha ideia que a entrega seria outro tormento. Meu AP esta pronto mas ninguém mora ainda.


Descobri que pela altura e numero de pavimentos do prédio o mesmo deveria possuir ao menos 1 elevador por torre, fui a prefeitura para verificar quem é responsável pela aprovação do projeto mas lá ninguém sabe, provavelmente o predio não terá o habite-se."

Essa é a história do Maurício, mas poderia ser de qualquer um que fez ou que virá a fazer negócio com esta empresa que lesa o consumidor de várias formas.

O Maurício encaminhou um documento para o Ministério Público que fará intervenção no caso. Esta é uma das ações que qualquer um pode tomar.

O MP funciona como um advogado da sociedade, ele é responsável por verificar se a lei está sendo cumprida. Visite o site http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/home/home_interna

Maurício, obrigada por relatar o seu caso e contribuir com o Blog. Boa sorte e nos mantenha informados.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tenda no Procon - Reclamações 2008

CONSTRUTORA TENDA S/A 71476527
Atendidas - 25
Não Atendidas - 31
Total - 56

Descrição do problema

Cobrança de taxa indevida (elaboração de contrato, aferição de idoneidade, etc.)
Não atendida: 1
Total: 1

Não devolução de caução
Atendida: 1
Total: 1

Qualidade da construção (vícios, defeitos, vazamentos, impermeabilização, etc.)
Não atendida: 1
Total: 1

Aplicação da tabela price
Não atendida: 1
Total: 1

Rescisão do contrato por inadimplência do consumidor
Atendidas: 3
Não atendida: 2
Total: 5

Rescisão do contrato pela não entrega do imóvel
Atendidas: 3
Não atendida: 2
Total: 5

Rescisão do contrato pela venda enganosa
Atendidas: 2
Não atendida: 1
Total: 3

Devolução de sinal, valores pagos (negócio não concretizado)
Atendidas: 5
Não atendida: 3
Total: 8

Reajuste (aluguel/prestação)
Não atendida: 1
Total: 1

Publicidade enganosa
Atendidas: 1
Não atendida: 1
Total: 2

Dúvidas sobre cobranças (taxas, etc.)
Atendidas: 1
Não atendida: 2
Total: 3

Não cumprimento do contrato/proposta
Atendidas: 9
Não atendida: 15
Total: 24

Contrato - Rescisão/alteração unilateral
Não atendida: 1
Total: 1

Fonte: PROCON

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A documentação que a Tenda não tem

A CEF (Caixa Econômica Federal) solicita uma relação de documentos para aprovação do financiamento.

Caso você não saiba, o vendedor também tem que apresentar documentos, não é apenas o comprador candidato ao financiamento.

2) DO VENDEDOR OU CONSTRUTOR – PESSOA JURÍDICA:

2.1 – CNPJ;
2.2 – Carteira de Identidade dos sócios da empresa;
2.3 – CPF dos sócios da empresa;
2.4 – Certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais, obtida na Internet pelo
endereço: http: //www.receita.fazenda.gov.br
2.5 – Contrato social e alterações, devidamente registrados (se for Ltda.);
2.6 – Certidão simplificada da Junta Comercial (JUCERJA), se for o caso;

ABAIXO A DOCUMENTAÇÃO QUE A TENDA NÃO TEM:
Conforme consulta no site da Receita Federal constam débitos relativos a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Por isso que o Departamento Jurídico da Caixa Econômica Federal não está liberando a assinatura do financiamento do Fit Jardim Botânico I, apesar dos compradores já terem entregue a documentação e recebido a carta de crédito.

Somos apenas nós ou tem mais clientes da Tenda nesta mesma situação?

Blog Obra Atrasada

Encontrei na net um blog sobre obras em atraso feito por uma advogada especializada.

http://obraatrasada.blogspot.com/

Eu não a conheço, mas tem umas informações bacanas lá. Vale a pena fazer uma visita de vez em quando.

Agora mesmo ela está com 2 grandes casos, um da Tenda e outro da Gafisa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Respostas padronizadas e mais um prazo de entrega...

O atendimento por e-mail da Tenda tem o hábito de nos enviar respostas padronizadas. Veja um exemplo recente:

09 DE DEZEMBRO DE 2009


Prezada Cristina, boa tarde.

Pergunta:  Qual o prazo de entrega da obra?

Conforme solicitado, de acordo com as informações da engenharia, a obra esta prevista para ser entregue dentro deste mês de dezembro de 2009.

Pergunta: Quando será agendada a vistoria da minha unidade?
Quanto às vistorias, o mais breve possível vocês receberão o contato da area responsável, pois estão sendo agendadas de acordo com a disponibilidade da engenharia que os acompanha na vistoria, de qualquer forma já estamos em fase de conclusão de vistorias em sua unidade facilitando dessa  forma seu prazo de espera.

Pergunta: Quando a Tenda apresentará à Caixa Econômica Federal a documentação que lhe cabe para que possamos dar andamento no financiamento do imóvel?
O financiamento Junto à Caixa Econômica Federal se dará após a conclusão da obra, emissão do habite-se (com previsão para dezembro 2009) e matricula da unidade emitida pela prefeitura. Assim vocês serão convocados pelo crédito imobiliário para o repasse bancário.

Pergunta: Quando poderei mudar para o apto?
Cumprido todo trâmite e procedimentos anteriores vocês entram em processo de entrega de chaves.



Atenciosamente,
Mércia Karla
TENDA
Construindo Felicidade
4002-1022 (Capitais e regiões metropolitanas)
0800 771 0122 (outras localidades)


O que mais me irrita em tudo isso, é o fato de ter a minha inteligência sub-estimada. O que a Tenda pensa? Que não vamos até a obra para ver com os nossos próprios olhos o andar dela a passos de tartaruga?

Fui até a obra na sexta-feira (11/dezembro): sobra lama e entulhos, faltam muros, portaria, acabamentos....é impossível uma obra ser entregue naquelas condições.

Faltam 17 dias para expirar o terceiro prazo que a Tenda nos deu. Acompanharemos de perto as próximas manobras.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O prazo e a carência

No contrato assinado no dia 24 de fevereiro de 2008 tem 2 cláusulas que não foram respeitadas: o prazo e a carência do prazo.








Hoje o atraso chega a marca de 191 dias.

Está passando por uma situação semelhante? Conte-me.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fit Residencial Jardim Botânico I

No dia 22 de fevereiro de 2008, um sábado, eu e meu noivo saímos para visitar alguns empreendimentos pesquisados na Internet.

Tinhamos 4 empreendimentos no roteiro, visitamos apenas 3. O último deles foi o que adquirimos no dia seguinte.

Fit Residencial Jardim Botânico I

Era a primeira vez que comprávamos um apartamento. Faltava experiência, mas sobrava cuidados.

Vários fatores foram considerados na nossa decisão de compra, mas o mais importante deles foi com quem iríamos fechar negócio.

E logo na entrada do stand de vendas, que na ocasião ocupava o terreno onde o condomínio seria construído, estava lá uma placa bem grande com informações que nos davam tranqüilidade e segurança.

FIT RESIDENCIAL, UMA EMPRESA DO GRUPO GAFISA

FINANCIAMENTO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Apesar de não conhecermos a Fit Residencial, conhecíamos a Gafisa do mercado, sabíamos da qualidade dos seus empreendimentos e da sua credibilidade.

Também tínhamos convicção que a Caixa Econômica não estaria em um negócio que não fosse sério.

As vendas estavam sob a responsabilidade da Lopes – uma empresa também muito conhecida neste segmento. Cabe dizer aqui, que fomos muito bem atendidos pelo vendedor Ferrugem.

O apto tinha as características que buscávamos, com condições que podíamos pagar. O “decorado” vendia bem o sonho que íamos comprar.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um tanto de "DES"

Na verdade são tantas coisas que quero gritar que nem sei por onde começar. Enquanto não decido se começo pelo começo ou pelo final, faço um breve resumo da minha experiência:

DESCASO
DESCUMPRIMENTO DE PRAZO
DESRESPEITO

Começo agora a minha campanha, no maior estilo diga não as drogas. DIGA NÃO A TENDA!

Me dirijo agora àqueles companheiros que estão na mesma situação que eu, sentindo-se desrespeitado, desamparado e, o pior, com a boca tapada: este espaço também é seu, por favor fique a vontade para expressar as sua opiniões e sentimentos. Juntos nós podemos mais!

Cristina